Se Manuel da Costa Campelos fosse vivo faria 100 anos no próximo dia 24 de Fevereiro.
Nascido em Vizela a 24 de Fevereiro de 1924, o primeiro cidadão honorário do jovem Município, foi recordado, a propósito do centenário do seu nascimento, na Assembleia Municipal de Vizela, de anteontem, dia 9 de Fevereiro.
Fernando Carvalho, presidente da Assembleia Municipal, leu, com Rui Campelos na plateia (filho de Manuel Campelos), o voto de Saudação que se segue:
VOTO DE SAUDAÇÃO PELO
CENTENÁRIO DE MANUEL CAMPELOS
"No dia 24 de fevereiro celebrar-se-á o centésimo aniversario do nascimento de Manuel da Costa Campelos.
Homem de causas, democrático, político, dirigente, Manuel Campelos veio a ser uma figura maior na luta pela conquista da emancipação administrativa de Vizela.
Natural de Vizela, destacou-se pela forma determinada, apaixonada e incansável que sempre lutou pelo Concelho de Vizela.
Foi dirigente do Futebol Club de Vizela, escritor, tendo publicado dois livros sobre a história do Concelho de Vizela, foi vereador na Camara Municipal de Guimarães, com o propósito de defender os interesses de Vizela e dos vizelenses, tendo renunciado ao mandato, no momento em que Guimarães votou a recusa da criação do concelho de Vizela.
Fundador e líder, durante 40 anos, do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, Manuel Campelos, manteve sempre, ao longo deste período, a vontade comum na defesa de uma causa que era de todos.
Foi presença frequente nos corredores da Assembleia da República e decisivo na articulação com os órgãos de comunicação social, que difundiam a apaixonante luta do povo vizelense.
Um homem de causas. O “senhor baixinho, muito bem posto”, sempre de fato e gravata, de relações cordiais, que nunca desistia. Que depois das desilusões, repensava estratégias, sem nunca deixar de acreditar.
Viveu com entusiasmo e felicidade extrema a criação do concelho de Vizela, o culminar de uma intensa manifestação de vontade, do exercício de responsabilidade e dos valores da democracia.
Manuel Campelos integrou a Comissão Instaladora de Vizela.
E, nas primeiras eleições de 2001, foi candidato à presidência de Vizela pelo CDS/PP como forma de agradecimento ao partido que possibilitou o agendamento potestativo da criação do concelho em março de 1998.
Manuel Campelos é Cidadão honorário e foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade, homenagens que mais que merecidas, foram inteiramente devidas.
Entusiasta e defensor da causa Vizelense, Manuel Campelos, lutou pelo concelho de Vizela, pela autodeterminação, lutou pela democracia.
O seu percurso e personalidade, inspiram-nos hoje, respeito e admiração.
A Assembleia Municipal de Vizela, reunida em sessão ordinária, evoca Manuel Campelos, saudando a memória e o seu exemplo cívico e político, na data em que se comemora o centenário do seu nascimento".
FERNANDO CARVALHO
Presidente da Assembleia Municipal de Vizela.
***
Entretanto está a ser elaborado um programa pela Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, MRCV, PESADA e família de Manuel Campelos, para dar mais ênfase ao centenário referido.