A Câmara Municipal de Santo Tirso arranca amanhã, segunda-feira, 19 de fevereiro, com as obras de construção de uma rotunda no entroncamento da Estrada Nacional (EN) 105 com a Estrada Municipal (EM) 644. Uma via muito utilizada para quem se desloca, por exemplo, de Vizela para Santo Tirso pela VIM e depois corta à esquerda para S. Martinho do Campo para entrar na EN 105 próximo da extinta passagem de nível de Vila das Aves.
A empreitada, há muito ambicionada, visa acabar com um dos principais pontos negros de circulação no concelho.
A obra, naquele que é conhecido pela população como o “cruzamento do Autoni”, envolve um investimento próximo dos 500 mil euros e deverá estar concluída em outubro deste ano.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “trata-se de uma intervenção fundamental para resolver um problema antigo, não só em termos de fluidez de tráfego como, sobretudo, de sinistralidade”.
“Por este entroncamento passam, diariamente, cerca de nove mil veículos, sendo bastante difícil a entrada do tráfego proveniente da EM644 na EN105, o que constitui um risco elevado em ambos os sentidos”, realça Alberto Costa. “A construção desta rotunda, há muito ambicionada, vai aliviar esta pressão e aumentar, de forma muito significativa, a segurança naquela zona”, acrescenta.
Além da criação da rotunda, propriamente dita, a obra vai envolver a criação de passeios pedonais em ambos os sentidos e em toda a extensão do entroncamento. Será, também, aplicado novo pavimento, com melhores condições de atrito e de aderência.
A empreitada visa, ainda, uma melhoria substancial da iluminação, aumentando a visibilidade e, consequentemente, a segurança rodoviária à noite.
No âmbito desta obra, será feito um arranjo paisagístico integrado e concretizadas intervenções ao nível da drenagem de águas residuais, prolongamento da rede de distribuição de água na área de intervenção e reformulação completa do sistema de sinalização, entre outras.
Devido à realização da empreitada, a partir da próxima segunda-feira será necessário o condicionamento do trânsito no entroncamento da EN105 com a EM644, que deverá prolongar-se por 240 dias. Os trabalhos e desvios de trânsito estarão devidamente sinalizados.