Depois do lançamento da primeira pedra, no passado dia 4 de fevereiro, a obra de requalificação do edifício do Castelo de Vizela já avançou para o terreno, estando neste momento estão concluídas a remoção de inertes e as terraplanagens nas traseiras do edifício para a colocação do estaleiro da obra.
A obra surge no seguimento do RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, que visa o projeto de um edifício com relevo histórico.
A intervenção pretende dar a dignidade que merece e com o objetivo de que passe novamente para a fruição de todos os vizelenses.
Este majestoso edifício, conhecido como “Castelo”, situado na freguesia de S. João, foi construído no início do Séc. XX, por volta de 1905, a mando do Dr. Armindo de Freitas Ribeiro de Faria, com o objetivo de aí se virem a estabelecer os Paços do Concelho.
Este importante legado é sem dúvida alguma um marco importante na história de Vizela, uma vez que resultou de uma luta persistente do Dr. Armindo Faria, político e médico, pela autonomia administrativa da sua terra natal – Vizela.
Este edifício, com mais de cem anos de existência, continua a ser extremamente emblemático, considerado como um símbolo da luta autonómica de Vizela.