Vídeo
Não tem dúvidas que o Castelo do Mourisco será um espaço que vai orgulhar todos os vizelenses.
As obras já estão no terreno e só param no próximo ano.
Maria José PachecoNum dia em que se evocou diversas vezes o nome do saudoso Dr. Armindo Ribeiro de Faria (médico, Governador Civil de Braga e Senador da República) a obra levantada em 1905, como disse José Armando Branco, vai deixar de ter as ameias viradas ao céu clamando por socorro.
O nome de Francisco Ferreira, primeiro presidente da Câmara Municipal de Vizela que adquiriu o prédio para a Câmara, também foi ovacionado na manhã de hoje.
Ouça as intervenções de Fernando Carvalho, José Armando Branco e Victor Hugo Salgado no vídeo.
Ex. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Victor Hugo Salgado.
Na sua pessoa cumprimento todos os presentes.
Hoje estamos a viver mais um dia grande da bela história de Vizela abrindo mais uma página da sua frutuosa era de Presidente de todos os vizelenses.
O Castelo do Mourisco, ou Castelo da Ponte, não mais será a partir de agora um imóvel de ameias levantadas ao céu clamando por socorro.
Graças à iniciativa, coragem e sensibilidade do Senhor Presidente da Câmara, Dr. Victor Hugo Salgado, iremos assistir ao fim do abandono a que estava sujeito este secular edifício. É uma boa e grande notícia sem dúvida alguma.
Aqui veremos nascer uma obra que vai dar vida e beleza a uma das entradas da nossa cidade.
Estamos todos muito felizes por isso. O Castelo será mais um atrativo turístico de Vizela e todos ficarão a ganhar.
Em 1905, o saudoso Dr. Armindo Freitas Ribeiro de Faria, mandou construir este grande prédio gastando aqui grande parte da sua fortuna pessoal.
Certamente que o grande médico vizelense, Dr. Armindo Faria, que foi também Governador Civil de Braga, Senador da República e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, estará feliz no céu no dia de hoje, pois o seu objectivo de construir um imóvel para servir o novo concelho está hoje posto em prática.
Dizem os arquivos que este edifício foi construído com o objetivo daqui instalar a sede municipal, porém os tempos modernos não foram propícios a que tal acontecesse.
Vimos também esses condicionalismos no quartel dos Bombeiros, no lar da Santa Casa, no campo do Futebol Clube de Vizela e noutros imóveis que se viram ultrapassados nos tempos modernos e por novas regras impostas sendo obrigados a largar os sonhos que os levantaram.
Não obstante a impossibilidade de aqui instalar a Câmara Municipal, gostaria de salientar a sensibilidade histórica do primeiro presidente da Câmara Municipal de Vizela,
Dr. Francisco Ferreira que se decidiu pela aquisição deste edifício à família Bravo de Faria, trazendo a propriedade do Castelo para o domínio da Câmara Municipal de Vizela. Esse foi um passo muito importante rumo ao futuro do Castelo, o futuro que nos permite estarmos todos aqui hoje para dar início à segunda vida do Castelo do Mourisco.
Os meus parabéns Senhor Doutor Francisco Ferreira.
A cidade e o concelho de Vizela vão beneficiar imenso desta obra que arrojadamente o Dr Victor Hugo Salgado, com a mesma coragem que evidenciou na construção da Ponte da Aliança em Tagilde, vai levar em frente.
O Castelo vai ficar bonito e com uma vista formidável para os novos passadiços e para o renovado Parque das Termas, as duas inaugurações que se vão seguir.
Dr. Victor Hugo Salgado quero dizer que o seu nome já está inscrito no Livro de Ouro de Vizela pelo que já fez e pelo que irá fazer pelo nosso concelho. Estamos-lhe todos muito gratos.
Faço votos para que continue a sua missão de tornar cada vez mais atraente e funcional o nosso jovem Município sabendo que pode contar sempre com a minha disponibilidade para colaborar nessa sua tão nobre tarefa.
É claro que há sempre quem critique, mas a esses deve-se dar a resposta de Fernando Pessoa: "Com as pedras que me atiram, farei delas um castelo".
Neste dia de grande felicidade e de alto sentido histórico termino dizendo:
Obrigado Dr. Victor Hugo Salgado; obrigado Dr. Armindo Ribeiro de Faria, obrigado Dr. Francisco Ferreira, obrigado a todos os vizelenses de bom coração.
JOSÉ ARMANDO BRANCO, 4/2/2024