O último sinal registado do professor aposentado que deu aulas em dois estabelecimentos de ensino de Vizela foi na saída (checkout) de uma residencial em Fátima, a 23 de julho de 2023, onde pernoitou duas noites. Numa caixa multibanco instalada num hipermercado perto da Cova da Iria levantou 400 euros. As câmaras de vídeo registaram este ato. E nada mais se sabe sobre o seu paradeiro!!!
O primeiro alerta do seu desaparecimento foi comunicado à GNR (e depois passou para a PSP de Braga) por Andréa Mota, amiga do professor Egídeo e também ex professora da Escola de Vizela onde o conheceu. Hoje, a professora Andréa disse ao Digital de Vizela, que as autoridades reportaram à família que não houve crime, mas que também não sabem nada mais.
Andréa Mota acrescentou: "Obrigada
É um sofrimento muito grande para todos nós .... as minhas filhas ainda hoje choraram porque o Egídio faz 77 anos e ainda não sabem dele. Ele é como um avô para elas e ele tratava-as como netas. Sentimos muito a falta dele e esta festas natalícias sem a sua presença foram com tristeza por ele não estar connosco".