ARNALDO MACEDO: O Pintor Morreu


O título seguinte ao nome do vizelense que hoje nos deixou faz parte de um trabalho discográfico de Zeca Afonso: "A morte saiu à rua num dia assim/O Pintor  Morreu"

Arnaldo Macedo, 59 anos, filho do saudoso taxista Hernâni Macedo, irmão de Sílvia Macedo (Centro Saúde de Vizela) partiu "num dia assim", hoje, para a eternidade levado ao mais alto céu nas asas das maçãs aladas que compunham todos os seus quadros.


Era um forte resistente à doença renal que o afligia há cerca de três décadas. O transplante de um rim que recebeu em Dezembro parecia ser o ponto final dessa longa marcha de anos seguidos à diálise. Não foi. Infelizmente. 

O seu amigo Arlindo Silva disse ao ddV que o encontrou relativamente bem antes do Natal. Mas depois que foi chamado diversas vezes ao hospital.


Arnaldo Macedo, solteiro  deixa uma grande obra nos seus quadros, muitos deles frequentadores de exposições em Vizela e noutras localidades.

Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara Municipal de Vizela, disse ao ddV que a morte de Arnaldo Macedo é uma machadada na arte vizelense recordando que ele foi o primeiro pintor a ser convidado por si para pintar os painéis de azulejos (19 de Março e 5 de Agosto) que figuram no túnel do Castelo mas que devido à precária saúde do pintor não foi adiante.

O funeral ainda não tem data marcada. 











 Arnaldo Macedo (blog)

Com um percurso essencialmente autodidacta e uma obra que atravessou vários estilos, a sua pintura fixou-se na corrente surrealista resultante da influência do pintor surrealista Salvador Dali e do escritor Mário Cesariny. O seu imaginário deambula entre a força simbólica das imagens e a subtileza das palavras. Ganhou um segundo e terceiro prémio num concurso em Vizela. Tem participado regularmente em exposições colectivas e individuais, nomeadamente (as mais recentes): Galeria Espaço t - Trofa, Clube Literário do Porto, Salão da Primavera 2011-Galeria Vieira Portuense (colectiva), Diana Bar - Póvoa de Varzim, Fundação Jorge Antunes - Vizela, Ao Redor do Touro-Galeria Vieira Portuense (colectiva), Biblioteca Municipal – Castelo de Paiva, A Cadeira de Van Gogh- Porto, Câmara Municipal de Paredes e Galeria de informação de Amares.

Sabe mais: https://amac70.blogspot.pt/

Ler mais: https://artealacartevizela.webnode.pt/pintores/arnaldo-macedo/

Partilhar