A semana passada o Digital de Vizela noticiou o falecimento de Manuel Pinto (Manuel 'Labita') uma incontornável figura do cortejo Vizela dos Tempos Idos que chegou a receber o 3⁰ prémio
de melhor figurante atribuído pelo Notícias de Vizela, uma eleição que visava incentivar outros a participar no cortejo e que teve por vencedora Carminha Kapa, seguida por Costa das Barracas e João Pêgo atribuindo ainda o extinto jornal o prémio de Figurante Humorístico a José Salgado, mais conhecido por 'Pecos' que na altura representou S. João Batista acompanhado por um atónito carneiro vivo que nunca se viu tão aplaudido.
Hoje este mesmo órgão de informação faz referência para o desaparecimento de Abílio da Silva, membro da Comissão de Festas de 1972 (e seguintes), uma comissão que foi catapultadora das Festas da Vila dando-lhe grande parte da dimensão que as festividades Vizelenses (das poucas do País sem anologia a qualquer Santo) ainda hoje preservam.
Com António Montenegro Mendonça Pinto na presidência, essa Comissão de 1972, com poucos vizelenses vivos atualmente, contava com a grande e incansável dedicação de Abílio da Silva e outros vizelenses cujo nome conseguimos abaixo reproduzir graças ao aquivo do NV disponível na Biblioteca Municipal. Seria injusto não recordar este vizelense que amanhã vai a sepultar em S. Miguel das Caldas (residia em Arões-Fafe) e tantos outros que por carolice deram imensas horas da sua vida à projecção de Vizela numa altura em que os apoios oficiais para as Festas da Vila eram praticamente nulos (antes pelo contrário, as entidades oficiais de então ainda vinham cá expoliar os vizelenses) sendo as mesmas custeadas pela população e indústria à falta de uma câmara municipal.
Reproduzimos o texto do Notícias de Vizela publicado em 1971 (há 53 anos). A referência aos falecidos é nossa mas não de todo rigorosa porquanto há nomes que não conseguimos identificar.
«Notícias de Vizela» tem o prazer de informar os seus leitores que recebeu um oficio da Comissão Organizadora das Festas da Vila de Vizela, informando-o de que para o próximo ano de 1972, de 15 a 20 de Agosto, se realizam em Vizela essas já tradicionais Festas.
Assim, a sua Direcção ficou constituída pelos Senhores:
António Montenegro Mendonça Pinto (falecido)
João da Costa Madureira Júnior (vivo)
Silvino Teixeira Pedrosa (f)
Manuel da Costa Campelos (f)
Crau Eleutério Almeida Vasconcelos (f)
Anibal Falcão (v)
Guilherme Fernandes Teixeira (f)
António da Silva Monteiro (f)
Manuel Fernando Alves (v)
Daniel Dias da Costa (v)
Belmiro Ribeiro Martins. (v)
A sua Comissão de Festas, pelos Senhores :
Manuel Rogério Pinto Caldas (f)
António Alberto Ferreira da Silva (f)
José António Lopes Gomes (f)
José Cândido Pinto Caldas (v)
Abílio da Silva (f)
José Pedrosa Vila-Real (f)
Francisco da Cunha Dias (v)
Joaquim Angelo Pereira da Costa (v)
José António da Silva Alves (?)
Paulo Manuel Varela Martins (f)
José Manuel Feliciano Caldas (v)
José Maria Dias de Freitas (?)
José Maria Oliveira da Silva (?)
João Paulo Lemos Pedrosa (f)
Armando M. Caldas Esteves Campante Domingos João R. Pereira de Sousa (v)
António Manuel Mendonça Pinto (f)
António Manuel da Silva Monteiro (?)
Domingos Caldas de Faria Leite (v)
António Magalhães (?)
António Vasconcelos (?)