Em 1 de dezembro de 1640, Portugal testemunhou um momento histórico crucial. A Revolta de 1640, como ficou conhecida, foi o culminar de uma série de descontentamentos em Portugal.
A crise de sucessão ao trono português, após a morte de D. Sebastião em 1578, levou à ocupação espanhola. Foi o início da Dinastia Filipina.
Durante o período de domínio espanhol (1580-1640), a população portuguesa enfrentou uma série de desafios e dificuldade, como a perda da autonomia política e cultural, pesados impostos e a presença constante de autoridades estrangeiras.
A incapacidade de Espanha resolver problemas internos e externos, como a Guerra dos Trinta Anos, foi aproveitada pelos portugueses para recuperar a independência.
Liderados pela nobreza e apoiados por uma parte significativa da população, os portugueses conspiraram para proclamar a independência em 1 de dezembro de 1640. D. João IV foi aclamado como o novo monarca, marcando o início da quarta dinastia, a Casa de Bragança.
Curiosidades sobre
este dia na atualidade
O dia 1 de Dezembro é o feriado civil mais antigo ainda em vigor, desde a segunda metade do século XIX. Foi comemorado também durante a Primeira República e o Estado Novo.
Até que, em 2012, o Governo social-democrata do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho determinou o fim deste feriado a partir de 2013.
No ano de 2016, o Governo socialista de António Costa decretou a reposição do feriado.
IN SIC NOTÍCIAS