Segunda-feira o Futebol Clube de Vizela, clube liderado por Eduardo Guimarães há cerca de 15 anos, celebra 85 anos de vida.
A cerimónia obedece a um programa habitual, mas com o itinerário ligeiramente alterado pois este ano, no primeiro dia do ano, pelas 10 horas decorre o hastear das bandeiras no estádio e logo depois a Eucaristia na igreja de S. Miguel das Caldas celebrada pelo Padre Constantino (sócio antigo do Clube). As romagens aos cemitérios da cidade, que costumam decorrer antes da missa, este ano serão depois.
O clube refere ter ainda outras iniciativas em agenda, porém o que está agendado de momento é este programa.
Como prenda, os adeptos gostariam de ver chegar reforços à equipa principal na abertura do mercado de Inverno o que se supõe mais do que provável mas para a já tudo no segredo.
O Vizela foi fundado no dia 1 de Janeiro de 1939.
João de Sousa foi o seu primeiro presidente de Direção.
Dos fundadores já faleceram todos. O último a falecer foi o vice-presidente José António Faria (pai do professor aposentado e rotário António Faria).
O ano passado, um forte temporal, levou a sessão solene para o Auditório 'Vizela é Assim e Luta Até ao Fim' da Câmara Municipal de Vizela por amabilidade do presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado. O edil (e os seus vereadores) tem estado presente em todas as cerimónias desde que foi eleito, apesar do 1 de janeiro contemplar a manhã em que mais de 90 por cento da população gosta de descansar depois da noite de passagem do ano.
Aos dezasseis dias do mês de Junho de mil novecentos e trinta e nove (16/6/1939), nesta vila de Vizela, concelho de Guimarães, distrito de Braga, na Praça da República, Hotel Central, reuniram a convite da Comissão Administrativa do “Futebol Clube de Vizela” em Assembleia Geral os sócios do dito clube, na qual compareceram os seguintes senhores, José Pinto Ribeiro, João Lima, João Pinto, Agostinho de Lima, Manuel Fernandes de Oliveira, José Luiz de Almeida, João de Sousa, Arnaldo Campelos, Eduardo Pereira, João David Pedrosa, Miguel Luíz de Almeida, João Borges, Artur Monteiro, José Joaquim da Silva e Elísio da Cunha, afim de elegerem os Corpos Gerentes desta agremiação, para o período de tempo que vai desta data ao mês de Julho próximo.Para presidir à Mesa, que há-de dirigir os trabalhos para este acto, foi escolhido por unanimidade o sócio senhor José Luiz de Almeida, o qual escolheu para seus secretários os senhores João Pinto e Arnaldo Campelos. Acto contínuo foi declarado aberta a sessão, procedendo-se de seguida à eleição de armonia com o disposta do Artigo 14 dos estatutos, o qual o deu o seguinte resultado:
Assembleia Geral
Presidente – Armando Martins Camelo
1º Secretário – José Luís de Almeida
2 Secretário – Arnaldo Campelos, por unanimidade;
Conselho Fiscal
Presidente – João da Costa Madureira
Relator – Silvério José Fernandes de Oliveira
Secretário – Artur Monteiro, por unanimidade;
Direcção
Presidente – João de Sousa
Vice-presidente – José António Faria
1º Secretário – João David Pedrosa
2º Secretário – Tito Matos
Tesoureiro – Agostinho de Lima
1º Vogal – Adelino Silva
2º Vogal – Américo Campelos, por unanimidade.
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão, do que, para constar, se lavrou a presente acta, depois de lida em voz alta, vai ser assinada pelos componentes da Mesa, que presidiu a esta assembleia-geral.
José Luiz de Almeida
João Pinto
Arnaldo Campelos”.