Filarmónica e MLJ4 tocam pela primeira vez em conjunto. No cinquentenário do maestro

(Vídeos) José Manuel Marques, maestro da banda da Sociedade Filarmónica Vizelense entrou hoje na era dos 50. Para assinalar arranque de meio século de vida, juntou ontem à noite mais de uma centena de pessoas: músicos da banda, da qual é maestro há vários anos, o conjunto MAM de Guimarães

e o conjunto Vizelense MLJ4, do qual o próprio faz parte como músico; dirigentes da SFV (entre os quais os presidentes José Armando Branco, direcção, e Mário José Oliveira, assembleia), muitos familiares, entre eles a sua simpática mãe Ermelinda Oliveira, irmãos, irmãs, esposa, filhos, cunhados, cunhadas, sobrinhos, tios, demais familiares e muitos amigos.

O momento serviu para, pela primeira vez, os músicos da Sociedade Filarmónica Vizelense tocarem em conjunto com os MLJ4, temas tão conhecidos como o Aventurei-me, Homem do Lago, Regresso, etc., composições originais gravadas por este conjunto em cd, a maioria compostas com poemas do grande poeta de Vizela (nascido em Velmenso-S. Miguel), Bráulio Caldas. 

Com esposa e a mãe 

O primeiro toque de parabéns foi para António Marques, irmão do maestro, e depois da meia noite, já no primeiro dia de novembro de 2023, foram cantados os parabéns ao maestro pelos seus 50 anos, fazendo-se votos para que, daqui a mais 50 anos, se realizar nova festa, a do centenário. 



A bonita voz de Luís Marinho 'Gaiolas' soltou-se pelos quatro cantos do salão, à frente de um ecrã com a imagem do aniversariante, tendo a seu lado os músicos Miguel Ângelo, Guilherme Vieira, Jorge Nautilio, Peixinho, Rui Pedro Marques, Rui Almeida e, claro, José Manuel Marques. 

O grande ausente deste convívio foi o seu pai Manuel Marques (Guerra), falecido a 16 de junho do ano passado, um dos grandes pilares da Sociedade Filarmónica Vizelense que contribuiu imenso para o grande impulso que esta instituição recebeu nas últimas décadas e que íntegrou outras associações vizelenses como o FC Vizela onde foi jogador, o Grupo Vizela a Cantar onde foi membro do Conjunto Alegria; Comissão de Festas de Vizela; co-fundador e dirigente da Associação Comercial e Industrial de Vizela e redator do Notícias de Vizela, reconhecido com a Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Vizela em 22019. José Manuel é uma cópia real de seu pai com o amor a Vizela como pano de fundo.


O cinquentenário maestro também seguiu os passos do seu pai, passando por diversas instituições, entre elas o Futebol Clube de Vizela como jogador de futebol o mesmo acontecendo no Callidas Clube onde foi jogador de andebol entre outras atividades vizelenses como se pôde constatar num álbum fotográfico que percorreu as mesas.

                                                Youtube 

À frente de uma das maiores tipografias do País que montou com os seus irmãos Moisés, António, Luís e Jorge, a Vizelgraf, conhecida como a tipografia dos irmãos Guerra, José Manuel Marques impõe também na sua atividade profissional o carinho Vizelense que herdou dos seus progenitores. 

Numa noite de grande festa e amizade, a música teve ponto alto, provando mais uma vez a enorme qualidade dos músico vizelenses, ao ponto dos restantes clientes do restaurante onde decorreu o convívio participarem na festa do 50⁰ aniversário natalício do bom vizelense José Manuel Marques "Guerra".












Partilhar