Exposição marca os 167 anos da primeira viagem de comboio feita em Portugal.
Mostra documental e fotográfica da linha de Guimarães exposta no Núcleo Ferroviária de Lousado, em Famalicão, até 31 de Dezembro.
Primeiro troço da linha em Vizela-Trofa foi inaugurado a 31 de Dezembro de 1883. Linha só chegou a Guimarães em Abril do ano seguinte e a Fafe em 1907.
O caminho de ferro realçou a importância do fluxo de pessoas e mercadorias com grande importância para as empresas no despacho de mercadorias e turismo.
Linha de Guimarães
A Linha de Guimarães, originalmente denominada de Caminho de Ferro de Guimarães, é uma linha férrea de serviço maioritariamente urbano, que teve ligação, na sua extensão máxima, entre a Estação Ferroviária do Porto-Trindade e Fafe.
Atualmente, apenas se considera o troço entre Lousado e Guimarães como parte desta linha.
O primeiro troço, entre a Trofa e Vizela, entrou ao serviço em 31 de Dezembro de 1883, tendo a linha chegado a Guimarães em 14 de abril de 1884 e a Fafe em 21 de julho de 1907; o troço entre a Senhora da Hora e a Trofa (da linha do Minho) abriu em 14 de março de 1932; e o prolongamento da estação da Boavista até à da Trindade, comum à Linha da Póvoa, foi inaugurado em 30 de outubro de 1938. O troço entre Guimarães e Fafe foi encerrado em 1986, enquanto que o troço da Trindade à Trofa foi encerrado em 2001 para ser parcialmente substituído pelo Metro do Porto.