Utilizava um esquema no whatsapp onde se fazia passar por filho em apuros por falta de dinheiro. Dava um número falso de telemóvel para onde os pais encaminhavam o dinheiro. Há gente para tudo.
O JN com base num comunicado da Polícia Judiciária escreve que "Um homem de 41 anos foi detido, em flagrande delito, pela prática da burla conhecida como "Olá Mãe/Olá Pai". Foi encontrado em casa, onde a Polícia Judiciária apreendeu sete aparelhos que operavam 224 cartões SIM e que enviavam milhares de mensagens por dia. No total, foram encontrados 8.500 cartões de telemóvel.
Durante a investigação, "notou-se um uso, bastante acentuado, de números de telemóveis, irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito", explica a PJ em comunicado, sublinhando o uso de "meios especiais de obtenção de prova" neste caso. Os indícios levaram à realização de uma busca domiciliária, onde foram apreendidos sete modem’s com 32 cartões SIM por aparelho, o que permitia operar 224 cartões em simultâneo.
Neste esquema, as vítimas, muitas delas pessoas de idade avançada, recebem mensagens, supostamente dos seus filhos, a pedir dinheiro por estarem em dificuldades financeiras ou a precisar de concretizar pagamentos urgentes. Assim, dispunham-se, de imediato, a efetuar uma transferência ou pagamento de valores que podiam ascender a milhares de euros.