A nossa colaboradora Helena Pedrosa (Restaurante Portelas), sua amiga e vizinha, foi ao encontro de Albino Monteiro, agora a viver em casa duma filha, e gravou o vídeo que aqui editamos e no qual se pode perceber o quanto é jovem este honroso cidadão com mais de um século de vida.
(Vídeo com o aniversariante).
Muito cedo Albino Monteiro ficou cego, mas nunca desistiu de trabalhar, e apesar desta bonita idade ainda cuidava há pouco tempo da horta plantando hortaliças, o que fosse necessário "pois a enxada foi sempre minha companheira e o trabalho nunca me fez obstáculo" - dizia.
Com a sua falecida esposa D. Maria do Carmo (das primeiras ouvintes participantes/assíduas da Rádio Vizela), geriu a Taberna da Porta Larga, em Santa Eulália onde fez muitos amigos e se tornou mais conhecido.
Albino Monteiro, chefe de conhecida e querida família eulalense, vive, desde março, em casa duma filha "onde sou tratado como um Deus", diz no vídeo que aqui apresentamos realizado para o ddV por Helena Pedrosa (do Restaurante Portelas em Santa Eulália), e apresenta agradável saúde e grande lucidez e humor. "Sabe por que as mulheres duram mais tempo que os homens?, pergunta a rir e responde à pergunta: Porque trabalham muito deitadas". E ri.
Albino Monteiro, que ficou invisual devido a um problema de saúde ocorrido há cerca de 65 anos, nunca perdeu a alegria de viver e onde está faz a festa ora cantando ora contando umas graçolas que fazem rir a valer os presentes e como diz no vídeo até o Sr. Padre (P. José Lemos) ri com as suas piadas matreiras.
É uma figura muito querida na vila de Santa Eulália e no concelho de Vizela.
Muitos parabéns Sr. Albino.