Ex-presidente e sócio n⁰1 da Casa do Povo de Vizela e rotário ficou debaixo do trator agrícola com que trabalhava hoje em Vilarinho.
A morte de Baltazar Oliveira, com cerca de 74 anos, foi revelada ao ddV por Manuel Clemente, líder do Grupo da Casa do Povo que confirmou o drama junto do seu filho Sérgio Oliveira, tendo ocorrido
num campo de cultivo junto ao Mosteiro de Vilarinho no concelho de Santo Tirso.
O trator terá capotado e Baltazar Oliveira, o único agricultor do Concelho de Vizela, ficou debaixo da viatura onde teve morte imediata segundo a mesma fonte..
Dedicou a sua vida à agricultura que acabaria por ser motivo da sua última etapa de vida.
Dedicou a sua vida à agricultura que acabaria por ser motivo da sua última etapa de vida.
Uma das maiores árvores de Vizela (carvalho histórico no Paço de Gominhães) foi plantado por si há cerca de 60 anos. Era um autodidata.
Era casado com Rosa Oliveira e tinha dois filhos de maior idade (Sérgio e Nuno).
O seu funeral deverá realizar-se na quarta-feira considerando a realização de autópsia que sempre ocorre em circunstâncias similares.
Plantando árvore em S. Bento USRCV |
Baltazar Oliveira foi durante duas décadas presidente da direcção da Casa do Povo de Vizela tendo posteriormente ocupado o cargo de presidente da Assembleia nos primeiros mandatos de Júlio César Ferreira (que já lamentou em comunicação ao ddV o infausto acontecimento). No sábado esteve na Casa do Povo a assistir à Festa das Colheitas e antes a promover a Desfolhada de Vizela. Era um vizelense muito querido da comunidade de Vizela.
Os acidentes com tratores agrícolas uma das maiores causas de morte laborais em Portugal.
Baltazar Oliveira à direita na foto e no vídeo em baixo. . |
Nota de Pesar do ROTARY CLUBE DE VIZELA
JORNAL DE NOTÍCIAS
"Um homem de 75 anos morreu, ao final da tarde desta segunda-feira, na sequência do capotamento de um trator agrícola em Vilarinho, no concelho de Santo Tirso.
O alerta para o acidente, pelas 19.30 horas, dava conta de um ferido, mas, chegados ao local do acidente, os meios de socorro depararam-se com a vítima já sem vida, tendo o óbito sido declarado no local, confirmou o JN junto do Comando Sub-Regional de Operações de Emergência de Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.
A vítima ficou encarcerada no trator depois do capotamento, cujas circunstâncias estão por apurar, e o corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Guimarães, adiantou fonte dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.
No local, além da corporação dos bombeiros, estiveram meios do INEM, com a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Santo Tirso e a Viatura Médica de Emergência Médica (VMER) de Guimarães, e da GNR. "