Pneumatóforos fazem lembrar um presépio exposto no chão. Encontram-se no Parque, no trilho onde será construído o passadiço.
São raízes de árvores, que geralmente crescem em pântanos, e as suas raízes (pneumatóforos) emergem da água ou do subsolo para respirar.
José Videira, interessado em árvores, referiu ao ddV que se trata de algo bonito e raro em Portugal que devia ser preservado. Sei que vai passar por ali o passadiço mas a câmara devia procurar a melhor forma de preservar esta raridade'. - disse.
Este vizelense, numa explicação mais abrangente, acrescentou que: "O Taxódio é um árvore originária dos pântanos da Califórnia.
Esta árvore extraordinária tem duas características raras e invulgares; é uma conífera de folha caduca e tem pneumatóforos, que são conhecidos como raízes respiratórias.
Não sendo uma árvore rara em Portugal, no entanto só conheço pneumatóforos no Jardim Botánico de Lisboa e no Parque das Termas de Vizela. A Câmara já colocou lá uma fita para evitar que calquem aquele espaço, era bonito que os pneumatóforos ficassem para sempre". - referiu.