Decorreu na passada sexta-feira, dia 27 de Outubro, na Casa da Cultura em Vizela, o Encontro Distrital de Autarcas Mulheres Socialistas.
“ Os desafios da liderança feminina no poder local” foi o tema deste Encontro organizado pela Estrutura Federativa de Braga das Mulheres Socialistas- Igualdade e Direitos em colaboração com a Estrutura Concelhia de Vizela das MS-ID.
Num encontro bastante participado, as oradoras Agostinha Freitas (vice-presidente da Câmara Municipal de Vizela), Adelaide Silva ( presidente de Junta de Freguesia da Vila de Ronfe) e Andreia Ribeiro ( deputada da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto) partilharam as suas experiências como autarcas e responderam às perguntas do público.
A conciliação da vida pessoal, familiar e profissional continua a ser dos maiores desafios que as autarcas encontram, mas garantem que com uma gestão eficiente, força, determinação, coragem e ousadia tudo se consegue.
Irene Costa, coordenadora da estrutura Concelhia de Vizela das MS-ID, deu as boas-vindas e referiu o papel determinante do PS na luta e defesa pela igualdade e não discriminação recordando um conjunto de conquistas que foram alcançadas com as governações do PS.
Irene Costa aplaudiu todas as bravas mulheres que não se resignam e que trabalham por mais e melhor e, que pelas suas sensibilidades, são um contributo fundamental, na construção de um mundo melhor, enfatizando as políticas de proximidade como o caminho a seguir nessa construção.
Antes do encerramento, escutamos a mensagem de Manuela Jordão ( presidente de Junta de Freguesia de Golães) e da presidente nacional das Mulheres Socialistas, Elza Pais.
Vânia Cruz, presidente da estrutura federativa de Braga das Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos agradeceu a colaboração, acolhimento e hospitalidade da Concelhia de Vizela e congratulou todas as Mulheres pela sua presença e participação ativa neste encontro.
“Considero muito importante esta partilha de experiências entre todas pois permite-nos criar redes e apoiar-nos umas às outras para nos afirmarmos cada vez mais”, referiu Vânia Cruz.
“Saio daqui muito satisfeita por saber que temos muitas Mulheres determinadas em continuar a sua ação política e em lutar pelo espaço que nos é devido a todas não só na política como na sociedade”, mencionou a presidente distrital das Mulheres Socialistas.
“Termino com uma frase da Eurodeputada Maria Manuela Leitão Marques, “A política serve para sermos felizes”, a felicidade é uma missão coletiva e não individual. Para nós mulheres socialistas, a procura pela felicidade implica um combate constante às desigualdades, pugnando por uma sociedade mais justa e solidária. “, disse Vânia Cruz.
A noite terminou com o famoso Bolinhol, uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal oferecido pela Concelhia do PS e das Mulheres Socialistas de Vizela.