.
29, cartão amarelo para Essende do Vizela.
15, Vizela mais pressionante neste primeiro quarto de hora.
O treinador Pablo Villar não vai facilitar e aposta no melhor onze.
VIZELA: Buntic; 82 Tomás Silva; 25 Escoval; 3 Bruno Wilson; Matheus; Ortiz; Nascimento; Samu (C); N.Moreira; Dylan e Essende.
Suplentes: Ruberto, Anderson, Novillo, Oliveira, Bustamante, Busnic, Alex Méndez, Soro, Unzueta.
Treinador, Pablo Villar.
......
ANTEVISÃO
Há duas equipas a sul que se têm atravessado de forma rotineira (ou quase) no caminho do FC Vizela na Taça de Portugal: uma é o Sporting (4 vezes) e a outra o Atlético Clube de Portugal (3 vezes para a Taça a contar com a desta tarde).
Foi ainda diante do Atlético que o Vizela em 1982 conquistou o segundo título de Campeão Nacional da III Divisao em final que decorreu no Estádio de Coimbra com uma vitória por 3-2. Aliás, o Vizela venceu todas as partidas com o Atlético, excepto esta temporada num jogo de preparação que decorreu em Peniche onde a equipa vizelense realizou estágio.
É este adversário que o FC Vizela vai defrontar hoje pelas 15 horas em nova eliminatória (3ª) da prova rainha da FPF.
No confronto direto, a equipa vizelense parte com um histórico totalmente vitorioso para a Tapadinha onde a descoberto venceu para a Taça de Portugal na edição 1990/1991 nos 1/16 avos por 2-3 e em 1994-1995 derrotou os locais por 0-1 em jogo da 3ª eliminatória da mesma competição. Importa salientar que por estas luas ainda não existia a fórmula das equipas ditas pequenas entrarem nos sorteios da Taça de Portugal com o privilégio atempado de jogarem ante os ditos grande na condição de anfitriãs. O Vizela jogou as duas vezes na Tapadinha porque a primeira bola a sair no sorteio foi a do Atlético. No último sorteio era indiferente qual a primeira e a segunda bolas extraídas, visto que no seu estatuto de I Liga, a equipa de Pablo Villar teria obrigatoriamente de ser visitante do emblema da Liga 3.
Porém (ainda com a mão nos aquivos), a mais importante vitória alcançada pelos vizelenses ante o Atlético, aconteceu a
3 de julho de 1982, no Estádio Cidade de Coimbra. Ali, na cidade dos estudantes, uma vitória por 3-2 concedeu nessa final norte-sul o segundo título nacional da III Divisão aos vizelenses tendo o primeiro sido conquistado na temporada 1966-1967. E houve muita festa à mistura num período em que a população de Vizela estava seriamente empenhada noutra luta, a da sua autonomia administrativa, da qual, depois de tanto empenho, suor e lágrimas (tristes umas, de contentes as últimas) também teve resultado prático a seu favor.
PREPARAÇÃO DA ELIMINATÓRIA
Diogo Nascimento confiante. |
Com vista à eliminatória da Taça de Portugal, o FC Vizela realizou um jogo-treino em casa do seu generoso vizinho Paços de Ferreira (emprestou em parte de duas épocas consecutivas o seu estádio Capital do Móvel aos vizelenses devido a obras), tendo o desfecho sido negativo (1-0) e a análise, que é para que servem estes aprontos, positiva.
Diogo Nascimento, futebolista vizelense que fez praticamente toda a sua formação no Benfica onde jogou pela equipa B, em antevisão ao jogo da Taça de Portugal, realçou que o Vizela está bem e quer seguir em frente.
O médio centro de apenas 20 anos que tem alinhado frequentemente na equipa liderada por Pablo Villar acredita que a equipa ainda por crescer mais considerando que grande parte do plantel são jogadores novos que nunca tinham jogado em conjunto.
“O Vizela entra em todos os jogos para ganhar e é o que vamos fazer contra o Atlético pois queremos ir o mais longe possível nessa prova. Vamos entrar fortes para conseguir sair com a vitória" - afirmou.
“Com a paragem temos mais tempo para trabalhar, mais tempo para treinar, estamos a fazê-lo bem e acho que vai ser um bom jogo. É um campo difícil, o Atlético não tem pressão para ganhar o jogo e acho que vão dar o seu máximo”, referiu.
CANAL ONZE TRANSMITE
A informação sobre o jogo de hoje é um pouco ambígua. O Canal 11 (da FPF) anuncia na sua página online a transmissão do jogo às 16 horas, porém a partida começa às 15 horas.
O Moreirense joga em Paredes a partir das 14h00, é muito provável que o C11 transmita vários jogos em simultâneo.