Américo, antigo guarda-redes do FC Porto, que fez parte da convocatória da seleção portuguesa de futebol para o Mundial1966, morreu esta noite aos 90 anos, comunicou o FCP, endereçando “os mais sentidos pêsames à família enlutada”.
Américo era natural de Santa Maria da Feira, tendo defendido a maior parte da carreira a baliza do FC Porto (onze épocas) e o resto no Boavista.
nos azuis e brancos, tendo também passado pelo Boavista. Começou a despontar na formação do FC Porto e subiu à equipa principal na condição de reserva do mítico Frederico Barrigana, tendo feito a sua estreia em dezembro de 1952, meses depois da inauguração do já demolido Estádio das Antas.
Recebeu vários prémios de Melhor Jogador.
Foi homenageado pelo FCP
com o Troféu Pinga, em 1965, e o Dragão de Ouro de recordação do ano, em 2017.
Américo cumpriu mais de 270 encontros pelo FC Porto e deixou em definitivo dos relvados e do futebol em 1968/69, então com 36 anos.
'O antigo guarda-redes contabilizou ainda 15 internacionalizações e presenciou a estreia absoluta de Portugal em Mundiais, em 1966, em Inglaterra, ficando atrás dos também já falecidos José Pereira e Joaquim Carvalho na hierarquia de opções para a baliza dos magriços, que lograram a melhor participação de sempre, ao ficarem no terceiro lugar' - escreve O Jogo.