Um eucalipto nasceu e está a crescer em cima de um penedo junto à capela do Alijó em Santa Maria de Infias-Vizela, também conhecida por capela de Santa Ana (avó de Jesus Cristo) tendo este este insólito da natureza merecido honras de televisão.O fenómeno foi levado à Porto Canal TV pela voz de Vítor Oliveira (filho de Alberto Oliveira, antigo vereador da Câmara Municipal de Guimarães), comentador de assuntos regionais naquele canal nortenho.
A explicação dada: o penedo terá fissuras (rachadelas, fendas) onde se acumularam detritos e as sementes de eucalipto foram levadas pelo vento crescendo a árvore a partir desse pequeno solo.
(Algo parecido acontece no topo da torre da igreja de S. João das Caldas, recentemente com a cara lavada, mas onde já é possível ver três ramos de vegetação com cerca de um metro de altura cada um).
Voltando ao eucalipto de Infias-Vizela, ouça o comentário no vídeo que aqui lhe apresentamos (troncado) onde Vítor Oliveira aborda o assunto numa rubrica onde comentou (bem) outros temas regionais.
"
Um eucalipto está a nascer no cimo de um penedo no limite geográfico entre Guimarães e Vizela. A imagem não é muito comum, mas há uma explicação. O caso foi contado na edição desta quinta-feira do “Olhar Regional” do Porto Canal.