No início da década de 1970 um grupo de vizelenses abordou o comandante dos bombeiros de Vizela, Mendonça Pinto, personalidade com ligações ao Turismo, e pediu-lhe para liderar uma comissão de festas afim de levantar as desativadas Festas da Vila. Até uns anos antes, as Festas eram promovidas pelo Centro de Recreio Popular, "as feirinhas", todavia eram muito circunscritas ao Parque das Termas.
Em 1972 pretendia-se entrar em força, trazer para a rua um grande cortejo que retratasse a Vizela antiga o que foi conseguido com grande sucesso.
Era necessário que o palco no Parque das Termas recebesse um artista de nomeada.
Francisco Dias, membro da comissão restauradora das Festas da Vila no início da década de 1970 diz que o artista escolhido foi Marco Paulo (hoje com 83 anos).
Marco atuou para casa cheia no Parque apesar das entradas serem pagas. Mais tarde, noutra edição das festas, voltou a atuar no Parque das Termas e já depois de Vizela ser concelho, no decorrer das celebrações do 19 de Março, Marco Paulo atuou no Multiusos.
Marco Paulo foi o artista que mais discos de ouro conquistou, participou diversas vezes no Festival RTP da Canção, a primeira em 1966 (sem nunca ter ido à Eurovisão), ganhou prémios internacionais e cativou milhares de fãs.
Nesta semana em que fazemos algumas retrospectivas das Festas, recordamos Marco Paulo, sendo a sua atuação em 1972 uma das principais referências em palco das Festas de Vizela à época Vila e hoje Cidade.