Os fiéis que se deslocarem para Fátima para a visita de Francisco poderão participar em seguida da celebração eucarística.
O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, presidirá a missa no Santuário de Fátima, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa, após a visita do Papa Francisco.
O Papa Francisco chegará ao Santuário de Fátima às 9h dos sábado e rezará na Capelinha das Aparições. O Santo Padre atravessará o Recinto de Oração no papa-móvel e dirigir-se-á para a Capelinha das Aparições aonde o esperarão jovens doentes, que não poderão participar na JMJ em Lisboa e alguns jovens reclusos. Depois da oração do Terço, o Papa dirigirá uma palavra aos peregrinos presentes e seguirá para Lisboa.
“Embora curto, o programa será intenso e cheio de significado dado que Francisco virá à Cova da Iria por vontade expressa desde que se soube da realização da JMJ em Lisboa. Quer em declarações aos bispos portugueses quer em declarações aos jornalistas, o Papa argentino que canonizou os dois primeiros santos de Fátima- Francisco e Jacinta Marto, em 2017- afirmou sempre que se deslocaria à capital portuguesa mas não deixaria de vir a Fátima”, explica o Santuário de Fátima.
Programa do Papa para sábado, 5 de agosto
Lisboa – Fátima – Lisboa
8h50, Chegada ao Estádio de Fátima
9h30, Recitação do Terço com os Jovens Doentes, na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima
11h00, Partida de helicóptero, do Estádio de Fátima, para Lisboa
11h50, Chegada à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa
18h00, Encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito
20h45, Vigília com os Jovens, no Campo da Graça (Parque Tejo).