Vizela recebe o VIII Congresso Iberoamericano de Peloides, nos próximos dias 13, 14 e 15 de julho, no Auditório Municipal Francisco Ferreira.
A abertura oficial do Congresso terá lugar esta quinta-feira, dia 13 de julho, às 19 horas.
O Congresso é promovido pela Câmara Municipal de Vizela, Sociedad Iberoamericana de Peloides Termales, Associação das Termas de Portugal, Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e AquaValor - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água.
Dedicado aos peloides termais (lamas medicinais), este é um congresso direcionado para investigadores e profissionais de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento interessados em partilhar e debater conhecimentos teóricos e práticos com enquadramento nos diferentes eixos temáticos definidos. Estarão presentes neste evento iberoamericano oradores de reconhecido valor profissional e/ou científico que se debruçarão sobre os avanços e investigações nesta área temática (peloides) e outras que se relacionam com a mesma.
Na sequência da realização do VII Congresso de Peloides, a Câmara Municipal de Vizela associa-se à campanha de prevenção de fracturas promovida pela Associação Portuguesa de Osteoporose e pela Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica, na realização de um rastreio gratuito de Osteoporose, que decorrerá no próximo sábado, dia 15 de Julho, entre as 9.30h e as 13 horas, no edifício da Câmara Municipal.
Com a realização do VII Congresso de Peloides, a Câmara Municipal continua, assim, a potenciar dinâmicas que permitam a consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela enquanto destino turístico, divulgando os segredos de um vale recheado de saberes, sabores e tradições.
Toda a informação sobre o congresso encontra-se disponível em https://vizela.pt/peloides/.
O que são os peloides?
São produtos naturais que consistem na mistura de uma água mineral e termal, incluindo água do mar e lagos salgados, com materiais orgânicos ou inorgânicos, resultantes de processos biológicos e / ou geológicos. Os peloides são usados em terapia na forma de emplastros ou banhos. E sua terapia, estende precisamente suas aplicações e benefícios a múltiplos campos, com propriedades contrastadas tanto na área médica quanto na estética.