São Bento o filme do grande dia

Pela primeira vez a peregrinação de S. Bento das Peras teve cobertura em direto via Internet desde a Praça da República ao Santuário. Milhares de pessoas seguiram a transmissão um pouco por todo o mundo.


 Durante cerca de duas horas foi uma caminhada íngreme e constante, calcula-se de milhares de fiéis,  mas as imagens falam por si e cada um pode fazer a sua contabilidade. 
A caminhada apenas parou para trocar os carregadores do andor do Padroeiro de Vizela, alguns em promessa, e várias vezes apenas mulheres transportando em ombros o púlpito carregado de cravos do Padroeiro de Vizela (onde seguia também uma coluna de som.
O bispo auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, que se emocionou aquando da homenagem recebida no palco e também porque tinha no público antigos paroquianos das paróquias que serviu em Bragança (ainda sem pároco), incorporou o cortejo ao lado do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, do Padre Constantino e demais pessoas ligadas à Igreja, à Confraria de S. Bento, instituições e políticos. 
Xavier de Freitas mostrou a sua satisfação pela grande adesão que as solenidades de S. Bento registaram durante uma semana, salientando que já foram feitos vários melhoramentos e outros se seguirão. Agradeceu em especial o apoio da Câmara, apoio esse que Victor Hugo Salgado reafirmou que irá continuar a ser prestado.
D. Delfim Gomes foi presenteado com um diploma em quadro, um bolinhol e os livros que narram a luta pela criação do concelho.
Respondendo o apelo divulgado pelo Digital de Vizela feito pelo presidente da Confraria para que fossem colocadas colchas nas varandas à passagem de S. Bento, o filme aqui apresentado também dá prova disso mesmo. E foi bonito. 
S. Bento, disse o Povo, está no coração de cada um, é uma das grandes jóias deste jovem concelho e promete ser eterno. Basta atentar os milhares de jovens que se quiseram associar aos eventos.

Partilhar