S. Bento recebe reforço de energia elétrica a partir de segunda-feira

Postes e fios elétricos pelo ar (como se vêm) na foto vão desaparecer. 

A potência da eletricidade em S. Bento das Peras é fraca, toda a gente sabe, e a Confraria que gere o Santuário beneditino tem esse assunto em mãos há muitos anos.

E há comerciantes que registam prejuízos devido às oscilações da corrente elétrica.  Foi isso que escreveu na página do Digital de Vizela, Vítor Silva Fernandes, proprietário do restaurante ambulante Fafense que, diz, há mais de 40 anos faz a romaria de S. Bento das Peras: "Sou o responsável do único restaurante que se encontra nas festas de São Bento das Peras, O Fafense. Faço esta romaria há mais de 40 anos. 

As condições para nós trabalharmos estão um pouco melhor mas têm ainda muito a melhorar para nós proprietários dos restaurantes ter o incentivo de ir para a romaria do sãobentinho. Primeiro temos o problema da luz pois todos os anos danificamos várias máquinas com os picos de corrente. É uma situação que se arrasta há mais de 20 anos. Depois temos o problema da água. Eu tenho de levar água para fazer a romaria porque os poços não tem. Este ano já levei 10 mil litros de água de casa. Por esses motivos muitos colegas meus da restauração não vêm condições e acabam por não ir para S. Bento.

 Eu este ano estive a pensar bem se ia ou não porque no fim da romaria são umas centenas de euros para reparar motores que se queimam com o pico da luz". - escrever Vítor Fernandes. 


INSTALAÇÃO DE UM PT


O juíz da Confraria de S. Bento das Peras reconhece razão a Vítor Silva Fernandes na questão da energia elétrica: "A situação ficará resolvida com a instalação de um PT (posto de transformação) que vai acontecer logo que as festas terminem. A corrente será forte e estabilizada. Já podíamos ter o PT a trabalhar nestas festas, mas recebemos o aval em cima da hora e das duas uma: ou íamos andar em cima das valas abertas por onde vão passar os cabos ou teríamos os cabos colocados de forma aérea (pelo ar). Não é isso que nos interessa. Queremos um trabalho bem feito que passa também pela eliminação de alguns postes inestéticos como aqueles que estão em frente à igreja virados para a cidade e com fios elétricos ao alto".

Xavier de Freitas acrescenta: "Toda a gente sabe que em Portugal para ser colocado um PT é o cabo dos trabalhos. Há quem espere anos a fio. Felizmente falamos com as pessoas certas e logo que terminem as festas serão metidas mãos ao trabalho. No próximo ano os restaurantes e outros stands já não terão qualquer problema com a corrente eléctrica" - disse ao ddV o juíz da Confraria de S. Bento. 

Sobre a questão da falta de água, Xavier de Freitas diz desconhecer esse problema e que iria abordar o assunto com Vítor Fernandes: "Se por qualquer motivo a água escasseia já coloquei junto aos stands um camião cisterna de água. Vou ver com o Sr. Vítor o que se passa. É um restaurante antigo nas festas de S.  Bento, muito bom e que os romeiros muito procuram, queremos que haja as melhores condições de trabalho". - remata Xavier de Freitas. 


O QUE É UM PT

Um posto de transformação, ou simplesmente PT é uma instalação onde se procede a transformação da energia elétrica de média tensão para baixa tensão, alimentando a rede de distribuição de baixa tensão.

Um posto de transformação residencial compacto.

Os níveis de tensão necessários para a boa estabilidade de um sistema elétrico são obtidos através das instalações de transformação em que se usam os transformadores, e os PTs têm a função de reduzir a tensão de níveis elevados para níveis utilizáveis pelos consumidores finais, que são industriais e domésticos.


Partilhar