Arcebispo celebra este domingo em Braga.
A Arquidiocese de Braga, e todo o país, está a viver a movimentação da Jornada Mundial da Juventude ou maior evento anual da Igreja Católica. Da Arquidiocese de Braga são quase sete mil jovens distribuídos pelos 14 arciprestados, incluindo o arciprestes Vizela-Guimarães, que partem este domingo para a capital.
A missa de envio dos jovens para a Lisboa acontece às 17 horas, na Avenida Central, no centro histórico de Braga, neste domingo, dia 30 de junho. A Eucaristia será presidida pelo Arcebispo, D. José Cordeiro, e concelebrada por cardeais, bispos e sacerdotes.
Entre os milhares de peregrinos que já chegaram há um grupo especial, vindo de Moçambique, da Diocese de Pemba, e dois deles da paróquia de Santa Cecília de Ocua, considerada, carinhosamente, a 552ª paróquia da Arquidiocese de Braga.
Marta Luís, que está com o grupo, é deslocada da área de conflito de Cabo Delgado, em Moçambique. A jovem vai dar o testemunho de sua história de vida na Vigília com o Papa Francisco, no dia 5 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.
Os cerca de cinco mil jovens que seguem da Arquidiocese de Braga a JMJ em Lisboa já sabem onde estarão alojados. Os peregrinos serão distribuídos pelas quatro paróquias do município de Loures: Camarate, Sacavém, Prior Velho e Bobadela.
Jovens bracarenses que fazem parte do Coro da Jornada já estão em Lisboa para os últimos ensaios. São cerca de 300 jovens de todas as Dioceses de Portugal a participar dos eventos.