Foi dado a conhecer pelo presidente da Câmara Municipal esta tarde, no auditório da Casa da Cultura Joaquim da Costa Chicória, o vencedor do Orçamento Participativo Jovem do corrente ano: entre seis projectos a concurso o mais votado foi: Circular Future Fest da autoria de Margarida Torres Alves. (Ver vídeos)
Do desporto à inovação social, passando pelo ambiente, sustentabilidade e mobilidade, o Orçamento Participativo Jovem de Vizela 2023 colocou a votação seis projetos que, no total, contabilizaram 1.483 votos de jovens entre os 12 e os 30 anos, residentes, estudantes e/ou trabalhadores no concelho de Vizela.
O OPJ foi lançado com o intuito de contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local. Revela a CMV que "Ano após ano, verifica-se que o OPJ, envolve cada vez mais a comunidade Vizelense, contribuindo para o seu desenvolvimento e confere ao concelho um elevado dinamismo, dando voz, através de um projeto de democracia participativa, aos jovens Vizelense, em prol de um futuro decidido por eles".