Aliança Luso-Britânica firmada em Tagilde junta rei Carlos III e Presidente Marcelo em Londres

O Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi esta quinta-feira recebido com honras militares no Palácio de Buckingham, ao ser recebido pelo Rei Carlos III a propósito do 650.º aniversário da Aliança Luso-Britânica cujo tratado foi assinado em TAGILDE-Vizela.

A mais antiga relação diplomática entre dois países ainda em vigor remonta ao Tratado de Tagilde (Vizela), assinado em 10 de julho de 1372, reforçado pelo Tratado de Paz, Amizade e Aliança em 16 de junho de 1373 celebrado pelo rei Eduardo III de Inglaterra e Afonso I de Portugal.

O evento foi promovido pela Portugal-UK 650, uma iniciativa não oficial de caráter voluntário e sem fins lucrativos que organizou as celebrações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica que tiveram grande ênfase o ano passado no concelho de Vizela, especialmente em Tagilde onde decorreu a sessão solene junto ao marco do Tratado. 


Apesar das comemorações em Tagilde-Vizela terem sido anunciadas com apadrinhamento de Marcelo Rebelo de Sousa, o facto é que o Presidente da República não esteve presente e nem se fez representar. 

À data o presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado lamentou a ausência do presidente da República e padrinho das comemorações que tiveram lugar neste concelho. 

As televisões também não. 




Partilhar