TEXTO E PESQUISA DE ANTÓNIO CUNHA
Seria preciso recuar pelo menos 169 anos para imaginar Pereira Caldas em plena conversa com Alexandre Herculano, sentados num dos bancos, na Alameda ajardinada (atual Praça da República) contemplando o estabelecimento termal e trocando ideias sobre a história de Vizela. Exatamente. Alexandre Herculano em 1854 visitava as Caldas de Vizella, e sempre acompanhado pelo seu companheiro e amigo, Dr. Pereira Caldas como se pode aferir deste excerto jornalístico retirado do jornal O MODERADO de
sexta-feira, 1 de setembro de 1854.
“Convidado pelo meu antigo e ilustre amigo, o snr. Joaquim José da Costa Novaes, para pregar a festa de Santo Affonso, de que ele era juiz, fui no dia 13 do corrente à freguesia de Santa Comba, e na sua casa e quinta das Vinhas, em um magnífico jantar, que deu aos seus números amigos, propuz uma saúde ao nosso literato e escriptor o snr. Herculano (de quem na véspera me tinha despedido em Vizella, aonde tive a honra de o acompanhar) foi aceita e entusiasticamente correspondida; e logo manifestado o desejo de que o snr. Herculano visitasse a terra de Fafe, encarregando-me de o convidar. (…)
Na segunda-feira hospedei em minha casa o snr. Herculano e os cinco cavalheiros que o acompanhavam, entre eles os meus ilustres amigos Doutor Pereira Caldas, e abbades de Crespos e Barca, e na terça-feira depois de almoço, fizemos a viagem para Fafe. (…)
Guimarães, 27 de agosto de 1854.