Núcleo de Escuteiros do arciprestado Guimarães-Vizela a um passo do Centenário


O núcleo de escuteiros do Guimarães (do qual os agrupamentos de Vizela fazem parte) celebra a 18 de maio o seu 99º aniversário de fundação. 

Decorria o ano de 1924 quando um grande desfile de jovens, nas imediações do antigo campo de minotes, fazia "parar" a cidade de Guimarães. Nunca até então se tinha visto tão grande manifestação juvenil, com tanto entusiasmo, com espírito e vontade em participar ativamente na vida da comunidade e na ajuda ao próximo. Ao longo destes 99º anos o núcleo de Guimarães, através dos seus 54 agrupamentos, tem sido capaz de construir uma forte presença na vida das comunidades. 

São milhares as crianças, jovens e adultos que já passaram por esta educação não formal que é o Escutismo, "continuamos acreditar no mesmo ideal de Servir e Amar o Próximo e a Natureza, conforme a nossa promessa Escutista" - acentua o Núcleo.

A junta de Núcleo realizará, amanhã dia 18 de maio de 2023 pelas 21h30 na Sociedade Martins Sarmento, uma sessão comemorativa dirigida aos chefes de agrupamento, onde irá apresentar o programa do Centenário, do qual consta um conjunto de iniciativas que pretendem assinalar esta data muito significativa para o movimentos escutista e para toda a comunidade. 

"Esta nova aventura que agora iniciamos, terá como caminho, valorizar o passado, viver o presente e projetar o futuro" - refere. 

Atualmente, o Núcleo de Guimarães está presente em 54 paróquias do arciprestado de Guimarães e Vizela, contando com o efetivo de 2521 escuteiros e 663 dirigentes, num total de 3184 associados.

O vizelense Jorge Costa (um dos fundadores do CNE de S. Miguel das Caldas e de S. João das Caldas, agrupamentos onde foi chefe), pertenceu à Equipa da Junta de Núcleo durante 14 anos desempenhando vários cargos: Comissário Internúcleos, Secretário Pedagógico da Terceira Secção e também Chefe Adjunto do Núcleo...enfim dei o meu melhor pelo Escutismo neste Núcleo.  

HISTÓRIA DO CNE




Partilhar