A Confraria de S. Bento das Peras pôs um ponto final na balúrdia que periodicamente acontecia na reserva de mesas no parque de merendas.
A falta de respeito pelo próximo era tanta que algumas mesas ficavam marcadas dias a fio (por gente egoísta tipo venha a nós o vosso reino) sem qualquer ocupação.
Em cima das mesas, os romeiros expunham, em jeito de reserva ad hoc, pedras, pão recesso, garrafões vazios, toalhas velhas, fitas delimitadoras e tudo o mais que desse a entender que ali ninguém podia sentar para comer ou conviver...que era reserva absoluta.
Xavier de Freitas |
Xavier de Freitas disse ao ddV que chegavam a ser às vezes oito dias com as mesas marcadas para alguém que havia de vir quando lhe apetecesse. "Chegamos a ter um garrafão de vinho, mas cheio de água, e um cacete (pão) recesso mais de oito dias a marcar várias mesas. Com o aproximar das festas do padroeiro o açambarcar das 39 mesas (capacidade para 390 pessoas sentadas) era ainda maior".
Na sequência da organização que muitos há muito reclamavam, a Confraria passou à acção e as regras já foram expostas no local.
Em síntese: Pode chegar ao local e ocupar os lugares disponíveis (presencialmente) se quiser marcar com antecedência para determinada data e hora aponte os números que fazem parte do Regulamento.
NOVAS REGRAS
REGRAS PARQUE DE MERENDAS
• A gestão do Parque de Merendas e equipamentos são da responsabilidade da Confraria de S. Bento das Peras;
• A utilização do Parque de Merendas está aberto ao público em geral;
• A ocupação das mesas é feita por ordem de chegada;
• A reserva das mesas só poderá ser feita com autorização da Confraria através dos contactos 966 933 492/ 965 756 214 ou por email confrariasbento1@sapo.pt;
• Utilizar de forma prudente as instalações e equipamentos;
• Manter o espaço limpo, durante e após a sua utilização, garantindo que todo o lixo é depositado de forma correta nos contentores apropriados;
O Parque de Merendas é regido por um regulamento, que se encontra nos arquivos da Confraria."
Com esta medida, a Confraria de S. Bento das Peras liderada por Xavier de Freitas pretende que a ordem e o civismo impere de forma a ninguém ser discriminado no usufruto de um espaço que pretende ser de todos os romeiros.
As novas medidas já estão em prática conforme placar exposto no local.