Um fado para Vizela por Fernando Barbosa



Fernando Barbosa, gravou em cd o fado Vizela é Vida, com letra da sua autoria, que pode ouvir no primeiro vídeo.  Nos seguintes pode ouvi-lo em Encontro Às Dez e Júlia Florista. 

Fernando Barbosa tem 73 anos, é do Porto, onde reside e detém uma unidade hoteleira na Boavista, e conhece Vizela por várias passagens mas também porque teve em curso a construção de um dos maiores empreendimentos particulares imobiliários na Reta de Sá, em Santa Eulália, o Vizela Center, projecto entretanto interrompido devido à pandemia Covid-19 e que hoje, devidamente legalizado, Fernando Barbosa, cujo pai nasceu em Santa Eulália, colocou à venda. Em Vizela tem jazigo e diz que aqui será a sua última morada.

PAIXÃO PELO FADO 

Colocamos ao autor e intérprete do FADO VIZELA É VIDA, pessoa discreta que não gosta da sua fotografia na Imprensa, algumas questões tendo respondido:

"A minha paixão pelo fado veio aos 7 ou 8 anos a ouvir a rádio. Creio que tinha 12 anos, quando li no jornal O Norte Desportivo, que ia haver um concurso no Coliseu do Porto, que se chamava 'À Procura de Um Ídolo', organizado pelo empresário Lopes de Almeida, pai dos atuais proprietários da casa de fado, O FADO, na cidade do Porto.

Assim foram feitos ensaios numa cave na Rua Costa Cabral, para escolher os representantes das freguesias e eu após me deslocar por duas ou três vezes fui selecionado para representar Cedofeita, freguesia onde nasci. E lá fui cantar o fado "Sempre que Lisboa Canta", acompanhado à guitarra por José Pereira e na viola por Joaquim dos Anjos.'

Prosseguindo: "Nunca precisei de enveredar pelas cantigas. Nos meus negócios, ganhei sempre bem, não sou conhecido, tenho andado "escondido"...

Só canto em casa e às vezes, muito raramente com amigos e no fado amador quando vou, gosto é de ouvir malta nova que aparece. Eu não sou dos que pagam para cantar...

RELAÇÃO COM VIZELA 

A minha relação com Vizela, que vai ser a minha última morada, (fui o único que comprei o jazigo da família) vem desde criança. O meu pai, natural de Sta Eulália, da Quinta da Fonte de Cima, era filho de um dos maiores proprietários da freguesia, mas como já tinha a 4 classe, um tio que era Major no Exército, foi quem o mandou fazer exame na polícia do Porto e por lá ficou. Aí veio a conhecer a minha mãe que, também vindo de Lamego, veio vender uva moscatel já estava no Mercado do Anjo e o meu pai levava-me com ele sempre que ia visitar o pai, nas férias da escola, deixava lá com outros primos e tias e até ao meu avô falecer tinha eu quase 15 anos.

Três a quatro meses por ano passava-os em Vizela, no parque a tomar banho, na caça, etc. Bons tempos...


SOBRE O FADO VIZELA 

Sobre o tema Vizela é Vida: é um facto que as águas de Vizela deram e darão sempre cura a muita gente, mas também porque Vizela desde que passou a concelho e honra seja feita ao Dr. Francisco Ferreira, que com o seu saber, a sua frontalidade, a tratar de tudo, com todos (período difícil onde os técnicos, tiveram que aprender com os da C.M. de Guimarães) deu-lhe outra vida e que está a ser seguida muito bem, por este jovem (Dr. Victor Hugo Salgado), que já o Dr. Francisco me dizia, que tinha grande futuro (ainda ele era presidente da associação de estudantes de Coimbra). Eu tenho acompanhado o percurso do Dr. Victor Hugo e sinceramente até acho, que já ganhou estatuto de "Galo",  para cantar noutro poleiro maior e cujo cantar pode ser bem ouvido em Vizela.

Este C.D. de fados que agora gravei aos 73 anos, é um legado, que eu deixo para a família e aos amantes de fado com muito prazer.

Eu fui eleito Presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado do Bom Sucesso durante 18 anos, um universo de quase 3000 pessoas com empregados.

Ainda tenho o sonho, de com o projeto (Vizela Center) que foi aprovado pelo Dr. Francisco Ferreira nos meus terrenos na Reta de Sá, ajudar a criar o centro da Vila de Santa Eulália.

Eu só peço o chão na permuta e até pode ser para 

Comércio, fica por um quarto do custo da habitação, (armazéns ou lojas) que são entregues em bruto, para os arrendatários acabarem a gosto, mas não tem sido possível, encontrar um construtor idóneo: primeiro foi a crise e agora estão cheios de trabalho.

LETRA DO FADO VIZELA É VIDA 

Vizela é vida.. um vale que é ouro..

tem nas suas águas o seu tesouro 

foram os romanos, que lá moraram 

que a descobriram e desfrutaram

Com rio e o parque, tão natural

era um Algarve..sem ter rival

anos e anos, não houve igual 

rainha das Termas, de Portugal


Gente ilustre que lá se tratou 

também Camilo se enamorou

foi Ana a sua anfitriã    

nobre poetisa da Casa de Sá

E na bica quente, enfeitiçada..

quem mete o dedo, fica ligada..

foi legado, que a moura deixou.. 

até aos romanos, se amarrou


Quem vai a São Bentinho, visitar

porta aberta.. a toda a gente

o seu verde vale, é de encantar..    

como um paraíso.. surpreendente


É terra ordeira e hospitaleira

faz bons amigos pra vida inteira

tem bom bolinhol, para merendar 

singular iguaria, de apreciar


O seu ideal, é um ponto final

e é de antes, quebrar.. que torcer.. 

pelejar, até vencer.. até morrer..  

Vizela é assim.. luta até ao fim. 

...Fernando Barbosa...


Partilhar