Alberto Mota com retrato do pai |
Os quatro fundadores foram homenageados pela ADBSV em 2018 (fotos em baixo) nas comemorações das bodas de prata da Associação, porém já nessa altura Manuel António da Mota esteve ausente por motivos de saúde sendo representado pelo seu filho Alberto Mota atual presidente da FEPODABES-Federação Portuguesa de Dadores de Sangue.
Na sede da Associação dos Dadores de Sangue de Guimarães, Casa do Dador, foi descerrada uma tela com a imagem de Manuel da Mota pintada pelo artista vimaranense Arménio Sá.
A homenagem foi presidida pela vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Sofia Ferreira, tendo ainda marcado presença Maria Antónia Escoval, presidente do IPST- Instituto Português de Sangue e Transplantação, o deputado da Assembleia da República, Luís Soares, a Junta de Freguesia de Azurém e inúmeros dadores de sangue entre outras representações.
Também no mês dedicado aos Dadores de Sangue, a 27 de março, a viúva do co-fundador da Associação dos Dadores de Sangue de Vizela recebeu das mãos do IPST- Instituto Português de Sangue e Transplantação, uma condecoração em memória do seu marido pela sua filantropia e entrega à causa Dar Sangue é Salvar Vidas (foto).
Manuel Mota teve uma vida dedicada às instituições sendo muito conhecido em Guimarães e Vizela onde foi funcionário das câmaras destes dois concelhos, em Vizela no período da Comissão Instaladora do Município.
A acção desenvolvida por Manuel António da Mota e todos quantos se dedicam a dar sangue e a proceder à colheita do precioso líquido têm salvado milhares de vidas.
FOTOS DO 25⁰ ANIVERSÁRIO DA ADBSV