Alunos ouviram falar sobre luta de Vizela


Dois elementos do MRCV-Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, Joaquim Lopes Vaz e José Vilela Borges e dois elementos da PESADA, José Manuel  Couto e José Maria Ferreira, terminaram hoje um périplo pelas escolas do concelho onde, sob a moderação de Manuel Marques, narraram peripécias da luta vizelense pela sua autonomia administrativa. A vereadora Agostinha Freitas fez o preâmbulo das palestras.





Cerca de 300 alunos da Escola Secundária de Vizela, S. Bento-Vizela e Escola Básica de Vizela, ouviram falar ao longo de sete sessões nos três auditórios dos estabelecimentos de ensino sobre as ações desenvolvidas pelas duas forças vizelenses em prol da criação do concelho tendo se juntado nas plateias diversos professores também atentos à matéria. 

A iniciativa de levar histórias da luta (e simultaneamente uma exposição fotográfica sobre o tema) às escolas partiu da Câmara Municipal de Vizela que desta forma quis levar aos mais jovens relatos vividos na primeira pessoa de alguns intervenientes na luta municipal. 

Esta iniciativa insere-se nas comemorações dos 25 anos do concelho de Vizela cujo programa prossegue até final do ano.



Partilhar