Visita do MAI ao quartel da GNR motivada por obras em curso


No seguimento da reunião entre o Presidente da Câmara Municipal e o Ministro da Administraçao Interna, sobre a intervenção a ser efetuada nas instalações do Posto Territorial da GNR de Vizela, realizou-se esta manhã uma visita àquele quartel.

Esta visita contou com a presença de Victor Hugo Salgado, Presidente da Câmara Municipal de Vizela, do Arq. Miguel Uria, do Ministério da Administraçao Interna, do Coronel António Veríssimo e do Capitão Jorge Costa, da GNR e do Comandante da GNR de Vizela, Luís Pires.

O Posto Territorial de Vizela foi inaugurado a 5 de setembro de 1995 pelo ministro do MAI, Dias Loureiro (*), e resultante da sua utilização diária, atendendo ao tempo decorrido, assim como à sua inadequação às necessidades atuais, necessita de reparação e melhorias, em particular devido às infiltrações ocorridas pelas intempéries, assim como as debilidades nas canalizações.

Em setembro, em reunião de Câmara, foram aprovados 54.600 euros para a primeira intervenção. .

"Fruto da excelente relação institucional existente entre o Município de Vizela e o Comando Territorial de Braga, ambas as partes desenvolveram esforços no sentido de encontrar uma solução para realizar as benfeitorias nas instalações do Posto Territorial de Vizela, por forma a que as mesmas possam responder às necessidades operacionais da Guarda Nacional Republicana naquela região" - referea Câmara numa nota enviada à comunicação social.

O Município de Vizela decidiu assumir os encargos financeiros e prestar o apoio à execução dos trabalhos inerentes à reparação dos danos existentes nas infraestruturas aprovando a proposta de assinatura do Protocolo de Cooperação com a Guarda Nacional Republicana.

No passado mês de novembro o Presidente da Câmara reuniu com o Ministro da Administraçao Interna, reunião na qual foi aberta a possibilidade da intervenção ser mais abrangente do que a inicialmente prevista no protocolo, tendo em atenção a necessidade das alterações no projeto de requalificação do edifício, adaptando-o à igualdade de género e promovendo as alterações necessárias para que as instalações e equipamentos sejam adequados a ambos os sexos, assim como a atualização dos meios de detenção.

"Assim, e mais uma vez, o Município de Vizela contribui para ser assegurado o bom funcionamento dos serviços prestados à população do Concelho de Vizela, pois só assim poderão ser salvaguardados os interesses dos Vizelenses e os interesses do Concelho" - finaliza a nota da Câmara Municipal de Vizela.

(*) Em plena luta pela criação do concelho de Vizela,  o ministro Dias Loureiro cometeu uma gaffe no discurso de inauguração do quartel da GNR tratando o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, por "Presidente da Câmara de Vizela". Os vizelenses aplaudiram e o ministro corou. 

Partilhar