No início da manhã deste domingo, 13 de novembro, teve lugar a cerimónia oficial de inauguração da nova Praça de S. Bento, uma obra que vem embelezar o lugar de Campelos, na Vila de Ponte. Domingos Bragança, Presidente da Câmara, acompanhado da vereadora Sofia Ferreira, esteve presente na inauguração, que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha, e demais autarcas da vila, bem como de um número significativo de cidadãos.
A cerimónia iniciou-se com o descerramento da placa comemorativa e a bênção da praça, efetuada pelo padre Marc Monteiro, pároco de Ponte, que enalteceu o facto de ser possível prestar, naquele local, a veneração pública a S. Bento, cujo lema é “Ora et Labora”, que significa “Ora e trabalha”. “Esta é uma terra de trabalho”, referiu.
Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Ponte, disse que a Praça de S. Bento será um marco na história da Vila de Ponte, e de Campelos, pois revela uma visão de futuro que está presente nas decisões do executivo. “A Praça de S. Bento, a primeira dedicada ao santo no concelho de Guimarães, está situada num local de passagem de vários romeiros que se dirigem a S. Bento da Porta Aberta, e que agora têm ali um local de paragem, ou mesmo de substituição, para quem não puder deslocar-se mais longe”, disse. O Presidente da Junta agradeceu todo o apoio de Domingos Bragança e prometeu ainda mais desenvolvimento para o futuro, pois quem fica preso ao passado nunca verá o progresso ter lugar.
Na sua intervenção, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, começou por lembrar o percurso de S. Bento, que fez da sua vida uma vida dedicada a combater o ócio e a intriga. “S. Bento evangelizou a Europa e foi instituído como padroeiro da Europa, dedicou a sua vida à oração e ao trabalho. Este é um espaço de meditação, de reflexão e encontro. Um espaço para pensar de como agir para o bem comum. E é a partir da reflexão e do pensamento que emerge a convicção para a ação. Ação que nos compete a todos, pois todos temos algum dom que pode ser colocado ao serviço da comunidade. Todos contam”, disse. O Edil aludiu ao grande simbolismo da obra, apesar da mesma ser de pequena monta, uma vez que reforça o sentimento de comunidade, de identidade do local, e que contribui para a felicidade dos cidadãos. “O presidente da Vila de Ponte transforma cada um dos sítios desaproveitados em espaços úteis e bonitos. Como é o caso deste bom exemplo, aqui em Campelos”, concluiu.
O custo da execução da Praça de S. Bento foi de cerca de 7 mil euros, tendo a imagem de S. Bento sido oferecida por um grupo de cidadão da Vila de Ponte.