A obra, levada a cabo pela Câmara Municipal de Vizela liderada por Victor Hugo Salgado, foi inaugurada pela ministra da coesão territorial Ana Abrunhosa, num sábado de sol que terminou com arraial e um almoço sobre o tabuleiro.
Aquando a inauguração desta obra, a mais importante e arrojada do mandato de Victor Hugo Salgado, a Ponte Nova de Tagilde, a escassos metros, foi encerrada ao trânsito pondo fim a muitos problemas diários de tráfego.
A nova ponte, para a qual o presidente da Assembleia Municipal de Vizela, Fernando Carvalho, pediu que fosse denominada como "Ponte Victor Hugo", permitiu a travessia de viaturas de grande porte, sobretudo camiões de transporte de mercadorias e matérias primas de atendimento às empresas da região.
Ainda na empreitada foi beneficiada a estrada municipal que liga a Porta de Ferro à Ponte Nova de Tagilde.
Alguns moradores ouvidos, satisfeitos com a nova infraestrutura, opiniam que apenas faltam à nova travessia placas que indiquem o acesso que a dita permite a Felgueiras entre outras localidades sendo muitas vezes abordados por automobilistas/camionistas em dúvida porquanto nem sempre o GPS é suficiente.
A Ponte da Aliança foi uma obra importante no concelho de Vizela, a segunda travessia rodoviária do Rio Vizela após a criação do concelho em 1998, posterior à travessia da circular urbana junto ao Lidl.