Quero ver o Estádio do Vizela cheio no apoio à nossa selecção


Francisco Neto depois de anunciar  no auditório da Associação de Futebol de Braga, uma lista de 25 convocadas para o 'play-off' de acesso ao Mundial de 2023, acrescentou que deseja ver o Estádio do FC Vizela cheio.
Portugal defronta a Bélgica hoje às 18 horas na primeira ronda do 'play-off', em jogo marcado para o Estádio do FC Vizela. 

Se ultrapassar essa eliminatória, a Equipa das Quinas jogará a segunda ronda cinco dias depois, a 11 de outubro, diante da Islândia. Esse jogo terá lugar no Estádio da Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, à mesma hora.

Os dois vencedores do "play-off" com melhor "ranking" (baseado nos resultados da qualificação e na segunda ronda do "play-off") apuram-se para a fase final do Mundial de 2023. O outro vencedor do "play-off" vai disputar um "play-off" intercontinental na Nova Zelândia, entre 17 e 23 de Fevereiro de 2023.

A comitiva nacional concentra-se este sábado, 1 de outubro, na Cidade do Futebol.

Eis a lista de convocadas:

Guarda-redes: Rute Costa (SL Benfica), Inês Pereira (Servette FC) e Patrícia Morais (SC Braga)

Defesas: Alicia Correia (Sporting CP), Carole (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilla FC), Joana Marchão (Parma), Lúcia Alves (SL Benfica), Sílvia Rebelo (SL Benfica) e Bruna Lourenço (Sporting CP)

Médios: Andreia Norton (SL Benfica), Andreia Faria (SL Benfica), Dolores Silva (SC Braga), Fátima Pinto (Deportivo Alavés), Kika Nazareth (SL Benfica), Tatiana Pinto (Levante UD) e Vanessa Marques (SC Braga) e Andreia Jacinto (Real Sociedad)


Avançadas: Ana Borges (Sporting CP), Ana Capeta (Sporting CP), Carolina Mendes (SC Braga), Diana Silva (Sporting CP), Jéssica Silva (SL Benfica), Suzane Pires (Ferroviária) e Telma Encarnação (CS Marítimo)


MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES


Francisco Neto, Selecionador Nacional, em discurso direto:

“Apelo a todos os que gostam de nós para estarem presentes no dia 06 [de outubro]. Penso que é um jogo de 50/50 [de possibilidades de apuramento], mas, se enchermos o estádio [do Vizela], será 60/40 para o nosso lado. Temos de fazer da nossa casa a nossa fortaleza.”

"Têm sido jogos muito equilibrados com a Bélgica, decididos em pormenores, em bolas paradas, nos últimos minutos. A Bélgica é uma equipa que tem tido um crescimento muito grande. Entre as seleções que estavam no playoff, era a que tinha melhor ranking."

"A Bélgica tem um jogo mais técnico, com jogadoras com um perfil mais próximo das nossas, enquanto a Islândia varia entre jogadoras com qualidade técnica e outras com poderio físico. Traz-nos problemas completamente distintos."

"Temos de ser competentes com a Bélgica para podermos jogar com a Islândia. São duas equipas altamente organizadas e com experiência nestes jogos internacionais."

Histórico desfavorável frente a belgas e islandesas

Portugal, na 27.ª posição do ranking FIFA, defrontrou em oito ocasiões a Bélgica, 19.ª colocada na hiearquia mundial. Os jogos aconteceram na caminhada de qualificação para os Mundiais de 2019, 2015 e 1999, e também na Algarve Cup. O histórico desses confrontos não é positivo para a armada lusa: venceu dois jogos e empatou um em oito dispuatados. 

No último embate entre portuguesas e belgas, na Algarve Cup 2020, Portugal perdeu pela margem mínima (1-0). Na qualificação para o Mundial de 2019, a equipa de Francisco Neto empatou por 1-1 e perdeu por 1-0. 

A Islândia, 14.ª no ranking FIFA, surgiu no caminho da Equipa das Quinas em onze ocasiões, na Algarve Cup e na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2007. Portugal apenas venceu dois jogos e empatou outros tantos, com as nórdicas a somarem sete triunfos.

Partilhar