Animais serão cremados na agência funerária de Vizela e há jardim memorial para os restos mortais


(Vídeo) Victor Hugo Salgado, acompanhado pelos vereadores Agostinha Freitas, Arnaldo Guimarães e Nuno Faria, inaugurou esta tarde

a primeira agência funerária de animais domésticos do concelho de Vizela. A nova empresa fica instalada na rua do Rio Vizela em S. João das Caldas (por debaixo da Cenatex).
Forno crematório 

A funerária Saudade Animal será gerida pelos três sócios vizelenses Simão Araújo, Tiago Gomes e Pedro Duarte.

Nas instalações pode-se encontrar vários espaços, desde uma sala com acesso ao forno crematório onde os donos assistem à transformação em cinzas dos restos mortais dos seus animais, um jardim memorial onde serão depositadas as cinzas ladeadas pelas respetivas fotografias dos animais cremados que pode ser visitada sempre que quiserem; uma sala de exposições de depositários de cinzas, desde jarros a fios de pendurar ao pescoço e também um retângulo com animais vivis para adoção face a uma colaboração estreita entre a agência e a associação Coração Azul. Não há qualquer cemitério, apenas o jardim memorial para as cinzas. 


O forno crematório, ligado ao gás natural, só vai entrar em funcionamento a partir de segunda feira, dispõe de chaminé para o exterior.  Em todo o caso a mesma, no período da cremação, não lançará fumo nem cheiro. O forno, tal como um microondas,  não terá chama e está habilitado para queimar corpos a mais de 200 graus e com cerca de 100 quilos. 'Lançará apenas ondas de calor'.

Victor Hugo Salgado, salientando a importância da nova empresa, lembrou o pesar que assiste a cada pessoa que perde um animal de estimação: "Há gente, como eu, que depois de ver morrer um animal do seu quotidiano,  não quer ter mais nenhum tal é a dor. Isso aconteceu comigo. Esta agência vem atenuar a dor dos proprietários dos animais e fazê-los acreditar que é possível partir para outra adoção" - disse o Edil vizelense.

Simão Araújo, porta voz da Sociedade, referiu que a nova empresa pretende ser agregadora de várias pessoas considerando a empresa similar a esta mais próxima fica a 50 km, na Cidade da Maia. 'Nos concelhos vizinhos não há estes serviços', disse.


















 

Partilhar