O amigo quando vê os cartazes dos filmes antigos portugueses certamente não imagina que o seu autor foi Raúl Caldevilla, considerado um dos primeiros publicistas da Europa. Mas talvez também desconheça que em 1916, na reunião da Câmara Municipal de Guimarães, foi concedida autorização a Raúl de Caldevilla para pintar uma publicidade no seu próprio escritório localizado na rua Dr. Abílio Torres em Vizela.
O nosso colaborador António Cunha descobriu a ata da reunião Municipal da qual publicamos aqui o parágrafo correspondente.
Quem foi Raúl de Caldevilla?
Raul de Caldevilla
(Porto, 21 de Novembro de 1877 – 28 de Agosto de 1951) foi uma personalidade do cinema português. Filho de um casal espanhol, era de origem castelhana. Foi Vice-cônsul em Cádiz e agente comercial na América Latina. Interessou-se pela publicidade e foi o primeiro publicitário em Portugal a encará-la de um modo planeado e profissional.
É considerado o criador em Portugal do filme de publicidade. Tornou-se depois produtor e realizou documentários promocionais. Escreveu o argumento do primeiro filme de temática sobre o fado, realizado por Maurice Mariaud (O Fado – 1923)
LINKS'
Rádio Renascença (2018)
Como Raul de Caldevilla nos ensinou “o que mais convém ao corpo e ao espírito”
Time Out