O rio Vizela apresenta neste domingo de estio uma coloração acastanhada provocada por um foco poluidor, cenário desolador (e condenável), visível a partir da Marginal Ribeirinha no seguimento da Foz.
O caso repete-se: a poluição surge desde o Ribeiro de Sá, afluente do rio Vizel que vem de Lustosa-Lousada com passagem por Santa Eulália-Vizela.
"Amanhã já deverão ser visíveis os efeitos mais nefastos com peixes mortos a boiar, como têm acontecido amiúde vezes...impunemente" - disse um homem que contemplava o rio com uma cadela pela trela.
Recentemente o Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Nacional Republicana esteve no local, na Marginal Ribeirinha, e depois a montante, a fazer um levantamento da situação. Mas o resultado tem sido este: a repetição do atentado ecológico.
Há quem atribua o problema a estações de tratamento de lixo e seus esgotos em Lousada, outros referem serem empresas industriais mais próximas...o que é um facto é que tantos as autarquias como a GNR ainda não denunciaram, pelo menos publicamente, quem são os prevaricadores.
Até lá...sofre rio Vizela.