A publicação foi mostrada pelo nosso grande Amigo José Borges (presidente da Assembleia geral do FC Vizela) no camarote do estádio enquanto se aguardava o início do jogo Vizela-Porto.
A manchete do jornal, que se pode rever aqui reproduzida e em papel na Biblioteca Municipal de Vizela onde se encontra o espólio do Notícias de Vizela, tinha por título uma afirmação do líder dos dragões: "VIZELA SERÁ CONCELHO. CREIO NA JUSTIÇA".
Pinto da Costa ficou muito agradado com o que leu pela primeira vez. As suas declarações ao jornal foram prestadas 7 anos antes de Vizela ser concelho (1998), portanto, há 31 anos.
O líder portista quis guardar a cópia da publicação e pediu a José Borges que a enviasse (já seguiu) para o número de telemóvel pessoal que lhe entregou.
No decorrer da conversa, Pinto da Costa, que era muito próximo de Manuel Campelos, secretário geral do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela - e que nunca mais esqueceu ter sido em Vizela o começo da sua corrida ao primeiro mandato de Presidente do FC Porto -, disse que a criação do concelho de Vizela foi uma das suas alegrias. Inclusive ficou célebre, pelo menos em Vizela, a sua resposta numa entrevista ao JN (cujo vídeo pode ver aqui). Quando o jornalista lhe perguntou num repetente se pedia conselhos (ao ex-dirigente portista Antero Henriques) e ele num mesmo instante respondeu: «Não. O único concelho que pedi foi o de Vizela e não foi para mim, foi para os vizelenses".
Na conversa com José Borges, Pinto da Costa referiu ainda: "Foi muito bom o concelho de Vizela ter sido criado. Isso salta aos olhos de qualquer um. Vizela evoluiu bastante e eu tenho muito orgulho de ter sido um apoiante da sua criação".
José Borges, que também foi membro do MRCV, respondeu: «Exatamente, sr. Presidente, se não fosse criado o concelho de Vizela, talvez não estaríamos aqui neste estádio e neste campeonato a ter esta conversa».
Pinto da Costa anuiu sorrindo!
Manuel Campelos e Pinto da Costa |