Como a imagem documenta, teve início a abertura de uma nova estrada em S. Bento das Peras que, segundo os estudos apresentados pelo juiz da Confraria, Xavier de Freitas, será uma ótima solução para resolver os problemas de tráfego no acesso ao Santuário do Padroeiro de Vizela mormente em dias de festa.
Este troço de estrada, que está em execução num espaço côncavo e íngreme, obrigando por isso a grandes terraplanagens e grandes murosde suporte, irá ligar a estrada que vem de Tagilde (e desde a entrada para o Clube Turístico (Caçadores), à estrada já alcatroada que segue para S. Simão. Passará, assim, por detrás do Parque de estacionamento onde funciona um bar.
Simultaneamente será construído um grande parque de estacionamento paralelo à esta nova estrada.
Xavier de Freitas revelou que praticamente todos os terrenos à volta da ermida foram negociados pela Confraria tendo sido muito bem recebido por vários proprietários com muitos a oferecerem as suas parcelas para o progresso de S. Bento.
Este ano regressam as grandes festas do 11 de Julho com a novidade da grande peregrinação sair da Praça da República onde será feita a bênção à cidade.
Prosseguem também as obras de restauro da capela (ermida) sob a orientação do arquitecto vizelense Filipe Costa.