Máquina de terraplanagem entram na ermida do Padroeiro de Vizela para a semana.
Na próxima semana vai ter início a construção de um novo arruamento entre proximidade do parque de estacionamento (onde atualmente tem um pequeno bar) e a estrada municipal que a cerca de 200 metros une os concelhos de Vizela e Guimarães, disse ao ddV o juiz da Confraria de S.Bento das Peras.
Xavier de Freitas explicou que esta obra, já delineada antes de assumir a liderança da Confraria, "surge como um complemento da estrada da encosta de Tagilde. O objectivo é pôr o trânsito a circular o Santuário o que será muito importante, sobretudo em dia de grande romaria permitindo ter um acesso exclusivo para quem sobe e outro para quem desce".
INSTALADO TELHADO DA CAPELA
Paralelamente à construção do novo arruamento com uma extensão de 210 metros de comprimento (sobre um fosso que será necessário aterrar), será construído um grande muro de suporte para sustentar as terras e um parque de viaturas na lateral para 70 viaturas, inclusive autocarros.
O arranque destas obras está previsto para a próxima semana.
Xavier de Freitas calcula que no final de junho o novo arruamento já esteja transitavel embira em terra batida, fazendo-se aí um intervalo nas obras enquanto decorrem as celebrações de S. Bento (11 julho), para depois das festas ser dado o retoque final.
Entretanto decorrem as obras de restauração da capelinha de S. Bento (a imagem do padroeiro encontra-se para veneração na igreja ao lado), estando já colocado o novo telhado. Segue-se o arranjo das paredes e a eliminação de algumas infiltrações de águas pluviais.
Quanto à reflorestação das áreas que foram libertas dos nocivos eucaliptos, o juiz da Confraria de S. Bento das Peras refere que será retomada em Outubro uma vez que os meses quentes são impróprios à plantação de novas árvores.