O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial da Póvoa de Varzim, ontem, dia 11 de abril, localizou uma idosa de 64 anos que se encontrava desaparecida, na localidade de S. Pedro de Rates, no concelho da Póvoa de Varzim.
Na sequência de um alerta de desaparecimento de uma idosa, no dia 10 de abril, por volta das 20H00, os militares da Guarda desencadearam de imediato uma operação de busca para encontrar a idosa desaparecida. Nesse âmbito, a GNR percorreu toda a área envolvente e, na sequência das diligências policiais e na continuação das buscas, durante a manhã de ontem, pelas 09H50, foi possível localizar a idosa com vida, numa zona de densa vegetação, através do binómio cinotécnico do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto.
A idosa foi assistida no local, tendo sido posteriormente encaminhada para uma unidade hospitalar.
Na operação de busca e salvamento estiveram ainda presentes elementos da Cruz Vermelha de Macieira de Rates, Barcelos.
OPERAÇÃO
A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre o dia 4 e 10 de abril, no âmbito do planeamento anual efetuado pela RoadPol, realizou uma operação de fiscalização intensiva direcionada para a utilização de cintos de segurança e sistemas de retenção de crianças (SRC), em todo o território nacional continental.
Desta forma, os militares dos Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) que diariamente estiveram empenhados no patrulhamento rodoviário fiscalizaram 17 158 condutores neste período, tendo registado no âmbito desta operação 646 autos de contraordenação nas estradas portuguesas, dos quais:
- 557 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança;
- 89 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção por crianças.