Defesa da Floresta Contra Incêndios de Vizela

 


A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Vizela aprovou por unanimidade o Plano Operacional Municipal (POM) de Vizela para o ano de 2022 apresentado pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, em reunião do dia 28 de abril. 

A Comissão presidida pelo Presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado, é composta pelos cinco Presidentes das Juntas de Freguesia, pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, pela Guarda Nacional Republicana de Vizela, pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vizela, e pela Associação Silvicultores do Vale do Ave. 

Esta Comissão é uma estrutura de articulação, planeamento e ação, que tem como missão a coordenação dos programas de defesa da floresta, a desenvolver no combate aos incêndios rurais, ao nível do Município de Vizela, em complemento da Diretiva Operacional Nacional n.º 2 -"Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais". 

 Estão definidos neste plano os meios humanos e respetivos contactos, os meios técnicos e materiais que serão utilizados nas operações de vigilância e deteção, fiscalização e primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, bem como a sua coordenação no teatro de operações e a cartografia de apoio à decisão. 

Assim, com este planeamento municipal, pretende a Comissão acautelar uma intervenção mais rápida nos incêndios na sua fase inicial, para assim se limitar o seu desenvolvimento. 

Esta é uma iniciativa no âmbito da proteção civil municipal, uma área que "a Câmara Municipal considera como uma prioridade, reforçando a sua operacionalidade no terreno junto das populações, mas também no trabalho que tem sido feito em parceria com os Bombeiros Voluntários e a GNR de Vizela".

Partilhar