Poeira do deserto por cá

Vista para S. Bento das Peras 

 As poeiras do Sara já se notam no céu de Portugal continental, mas não trazem riscos significativos para a saúde ou qualidade do ar, diz IPMA.




Desde manhã que os efeitos da poeira do deserto do Saara são visíveis no nosso País e Vizela  não foge à regra. Poeiras vindas do norte de África vão deixar por alguns dias céu encoberto. 

Em Espanha o céu ficou assim com as areias


Nuvens de poeira vinda do Norte de África vão atravessar os céus de Portugal continental e o resto da Península Ibérica até ao fim do dia de quinta-feira, anunciou esta terça-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em comunicado, o IPMA afirma que o rumo das poeiras deve-se a “um fluxo de sul induzido pela depressão Célia” e aponta a “alteração da cor do céu” como o efeito mais visível.




Refere que “as poeiras estão normalmente acima da superfície” mas salienta que concentrações maiores poderão levá-las para níveis mais baixos da atmosfera, onde têm “implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”. No sul do país, prevê-se chuva hoje e na quarta-feira, pelo que é “possível ocorrer a deposição das poeiras”. A concentração maior verifica-se agora nas regiões Norte e Centro do Continente, mas há poeiras a passar também sobre França e Argélia. 
 

Partilhar