Lista do PS de Braga, que elegeu nove deputados, abre a porta da Assembleia da República a Irene Costa (11ª) ante as saídas de José Luís Carneiro (n⁰1) para o Governo e de Elisabete Matos (n⁰2) para a direcção artística do Teatro S. Carlos.
Esta será a segunda vez da história que a bancada do Partido Socialista na Assembleia da República contará com um parlamentar de Vizela, tendo o primeiro sido Victor Hugo Salgado atual presidente da Câmara Municipal de Vizela.
Visita a S. Bento na campanha |
Otília Gomes foi outra vizelense que ocupou lugar de deputada na Assembleia da República, porém na bancada do CDS-PP.
Com a integração no futuro Governo do n⁰ 1 da Lista do Partido Socialista de Braga, José Luís Carneiro e da n⁰2, Elisabete Matos, que volta a assumir a direcção artística do Teatro São Carlos, em Lisboa, a vizelense Irene Costa, que concorreu na 11ª posição será brevemente, deputada da nação logo após seja empossado o novo hemiciclo em Lisboa.
A vizelense, reside em Santa Eulália de Vizela, é assistente social do Centro de Saúde de Vizela e politicamente ocupa a função de deputada Municipal em Vizela pelo Partido Socialista/Movimento Vizela Sempre. Foi presidente do Lions Clube de Vizela.
A LISTA DO PS BRAGA
Cabeça de lista, José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, natural de Baião.
2- Elisabete Matos, natural das Caldas das Taipas, em Guimarães, é soprano e diretora artística do Teatro São Carlos.
3 - Joaquim Barreto, ex-presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto e deputado e presidente da Federação,
4 - Hugo Pires, vereador em Braga e deputado,
5- Palmira Maciel, deputada por Braga,
6 - Luís Soares (Guimarães),
7 - Eduardo Oliveira (Famalicão)
8 - Anabela Real (Barcelos).
O nono foi Pompeu Martins (Fafe), seguido de Gilberto Anjos (Póvoa de Lanhoso), 11⁰ Irene Costa (Vizela), 12⁰ Diogo Cunha (JS), 13 ⁰ António Machado (Celorico de Basto), 14⁰ Vânia Cruz, 15⁰ Pedro Costa (Amares), 16⁰ Isabel Oliveira, Tito Evangelista (Esposende) Anabela Alves e Ana Paula Carreira (Barcelos).