(Video) Novo furo de água sulforosa feito pela Companhia dos Banhos de Vizela junto à piscina maior do balneário termal, teve enorme sucesso.
Perfurado o subsolo até aos 200 metros de profundidade, foi captado lençol de água quente cuja temperatura ronda os 50-60 graus.
A pujança é tanta que as novas bicas brotam 10 mil litros de água termal por hora de forma artesiana, ou seja, sem recursos a bombas. A água sobe à tubagem naturalmente.
Segundo o ddV apurou, estas fontes vão estar alguns meses sob análise, que tanto pode ser um ano como meio, sujeitas a análises periódicas por parte duma empresa privada contratada pela Companhia dos Banhos e pela Direção Geral de Saúde. Aliás, a DGS esteve na passada quinta feira no local a colher amostras e ficou surpreendida com o forte caudal que, dias e noites, sem parar, eleva do subsolo milhares de litros de água por dia, mais de 300 mil litros por mês.
A água, enquanto não atingir os valores medicinais exigidos, corre para o rio sem qualquer inconveniência.
Quando as análises confirmarem o valor terapêutico deste novo furo, as águas serão encaminhadas para os balneários termais e piscinas.