Nas casas devem apenas entrar os elementos do grupo paroquial designado. O beijo à cruz, como anunciado em Fevereiro, continua a não ser permitido.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) emitiu esta quinta-feira orientações para a realização da Visita Pascal em 2022.
O Secretariado Geral do organismo que congrega os bispos portugueses recomenda a utilização de máscara no caso de ajuntamentos na via pública e dentro das casas que recebem a Visita Pascal.
Nas casas devem apenas entrar os elementos do grupo paroquial designado, conforme a organização de cada paróquia, tendo eventuais acompanhantes que aguardar no exterior.
O guia do grupo dirige, então, uma breve oração, depois da qual os membros da família são convidados a venerar a cruz com uma vénia ou outro gesto que não implique contacto físico, confirmando as orientações que tinham sido publicadas em Fevereiro. A aspersão com água benta dos presentes e do local pode fazer-se de seguida.
Apesar da mesa poder estar posta, a CEP recomenda que os grupos paroquiais não sejam convidados para a mesma, ficando a partilha de alimentos entre a família e devendo fazer-se depois da saída dos visitantes.
Os bispos portugueses recomendam ainda a higienização das mãos aquando do contacto físico com pessoas ou objectos.