No mês de Fevereiro o país assistiu a um agravamento muito significativo da situação de seca meteorológica, com um aumento da área e da intensidade e no final do mês todo o território de Portugal continental se encontrava em seca severa e extrema.
Preocupados com as consequências gravíssimas para as populações o Clube da Política de Vizela, órgão estatutário do Partido Socialista informa que pediu uma reunião à APA – Agência Portuguesa do Ambiente, para discutir e analisar quais as empresas públicas e empresas privadas que estão autorizadas legalmente para captar água do rio Vizela e dos seus afluentes, nomeadamente o ribeiro de Paços e o regato de Sã. Na mesma vertente também foi solicitada à Agência Portuguesa do Ambiente que informe quais as empresas poluentes e autorizadas a fazer descargas no rio Vizela e nos seus afluentes.
Por fim pretendemos fazer o levantamento das empresas públicas e privadas tipicamente poluentes para aferir o que fazem e como procedem ao tratamento dos materiais poluentes.
O Clube da Política
José Manuel Guimarães
João Paulo Monteiro
Irineu Alves
Sílvia Lopes
Victor Cunha
Fátima Coelho
Rui Cunha
Beatriz Cunha